Na sequência da temporada, o Cruzeiro terá um desafio pela frente: enfrentar o Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro e dono de uma vantagem de quatro pontos sobre a Raposa. A partida será nesta quinta-feira (2), às 20h30, no Maracanã. Apesar da dificuldade da partida, o técnico Leonardo Jardim tem bons motivos para acreditar em um resultado positivo.
Com o retorno do zagueiro Villalba, que cumpriu suspensão na derrota por 2 a 0 para o Vasco, o Cruzeiro contará com a chamada ‘formação ideal’: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Christian; Matheus Pereira, Wanderson e Kaio Jorge.
Com essa escalação, o time celeste soma 81,5% de aproveitamento e segue invicto como visitante, considerando jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
No total, são sete vitórias, um empate e apenas uma derrota (diante do Santos, no Mineirão). Além disso, a equipe marcou 17 gols e sofreu apenas cinco, evidenciando um equilíbrio sólido entre os setores ofensivo e defensivo.
Vale lembrar que, em alguns momentos, o técnico Leonardo Jardim utilizou Fagner nessa formação, revezando com William na lateral direita. No entanto, com Fagner lesionado e William assumindo a titularidade, o recorte considerado leva em conta os jogos com o camisa 12 desde o início.
Reforço importante no banco
Outro reforço para o duelo é Gabigol. O atacante, que também cumpriu suspensão contra o Vasco, volta a ser opção no banco de reservas. Camisa 9 da equipe, ele tem sido decisivo nas partidas que tem entrado e é o vice-artilheiro do elenco na temporada, com 13 gols marcados e quatro assistências.
Além disso, existe a possibilidade do retorno de Sinisterra. O colombiano se recupera de lesão muscular e pode voltar a ser relacionado pelo técnico Leonardo Jardim, após ser desfalque nas duas últimas partidas.
Pendurados e atenção ao próximo jogo
O Cruzeiro entrou em campo contra o Vasco com sete jogadores pendurados, além do técnico Leonardo Jardim. Todos passaram ilesos. Estão na lista o zagueiro Fabrício Bruno, os volantes Lucas Romero, Walace e Matheus Henrique, o meia Matheus Pereira e os atacantes Kaio Jorge e Wanderson.
No entanto, o alerta segue ligado: quem for advertido com cartão amarelo diante do Flamengo ficará de fora do próximo compromisso, contra o Sport, no domingo (5), às 20h30, no Mineirão.
Fim de tabu?
Pressionado pela vitória, o Cruzeiro desafiará a invencibilidade do Flamengo como mandante no Campeonato Brasileiro. O clube carioca está invicto em casa e tem a segunda melhor campanha, com 31 pontos conquistados.
Já o Cruzeiro é o terceiro melhor visitante da competição. Longe de Minas Gerais, o time soma 19 pontos em 12 jogos.
O duelo também marca a tentativa celeste de quebrar um tabu de 15 anos sem vencer o Flamengo fora de casa pelo Brasileirão. A última vitória aconteceu em novembro de 2010, pela 37ª rodada, quando o Cruzeiro venceu por 2 a 1 no Engenhão.
Jogos com a ‘escalação ideal’
- Cruzeiro 4 x 1 Grêmio (Mineirão) – 13ª rodada do Brasileiro
- Corinthians 0 x 0 Cruzeiro (Neo Quimica Arena) – 16ª rodada do Brasileiro
- Botafogo 0 x 2 Cruzeiro (Nilton Santos) – 18ª rodada do Brasileiro
- CRB 0 x 2 Cruzeiro (Rei Pelé) – Oitavas de final volta
- Cruzeiro 1 x 2 Santos (Mineirão) – 19ª rodada do Brasileiro
- Cruzeiro 2 x 1 Internacional (Mineirão) – 21ª rodada do Brasileiro
- Atlético-MG 0 x 2 Cruzeiro (Arena) – ida das quartas de final da Copa do Brasil
- Cruzeiro 2 x 0 Atlético-MG (Mineirão) – volta das quartas de final da Copa do Brasil
- Cruzeiro 2 x 1 Red Bull Bragantino (Mineirão) – 24ª rodada do Brasileiro

