publicidade

Cruzeiro voltará a ter ‘formação ideal’, que tem aproveitamento de mais de 80% e ainda não perdeu fora

Cruzeiro conta com volta de Villalba e Gabigol para tentar vencer no Rio de Janeiro

publicidade

Na sequência da temporada, o Cruzeiro terá um desafio pela frente: enfrentar o Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro e dono de uma vantagem de quatro pontos sobre a Raposa. A partida será nesta quinta-feira (2), às 20h30, no Maracanã. Apesar da dificuldade da partida, o técnico Leonardo Jardim tem bons motivos para acreditar em um resultado positivo.

Com o retorno do zagueiro Villalba, que cumpriu suspensão na derrota por 2 a 0 para o Vasco, o Cruzeiro contará com a chamada ‘formação ideal’: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Christian; Matheus Pereira, Wanderson e Kaio Jorge.

Com essa escalação, o time celeste soma 81,5% de aproveitamento e segue invicto como visitante, considerando jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

No total, são sete vitórias, um empate e apenas uma derrota (diante do Santos, no Mineirão). Além disso, a equipe marcou 17 gols e sofreu apenas cinco, evidenciando um equilíbrio sólido entre os setores ofensivo e defensivo.

Vale lembrar que, em alguns momentos, o técnico Leonardo Jardim utilizou Fagner nessa formação, revezando com William na lateral direita. No entanto, com Fagner lesionado e William assumindo a titularidade, o recorte considerado leva em conta os jogos com o camisa 12 desde o início.

Reforço importante no banco

Outro reforço para o duelo é Gabigol. O atacante, que também cumpriu suspensão contra o Vasco, volta a ser opção no banco de reservas. Camisa 9 da equipe, ele tem sido decisivo nas partidas que tem entrado e é o vice-artilheiro do elenco na temporada, com 13 gols marcados e quatro assistências.

Além disso, existe a possibilidade do retorno de Sinisterra. O colombiano se recupera de lesão muscular e pode voltar a ser relacionado pelo técnico Leonardo Jardim, após ser desfalque nas duas últimas partidas.

Pendurados e atenção ao próximo jogo

O Cruzeiro entrou em campo contra o Vasco com sete jogadores pendurados, além do técnico Leonardo Jardim. Todos passaram ilesos. Estão na lista o zagueiro Fabrício Bruno, os volantes Lucas Romero, Walace e Matheus Henrique, o meia Matheus Pereira e os atacantes Kaio Jorge e Wanderson.

No entanto, o alerta segue ligado: quem for advertido com cartão amarelo diante do Flamengo ficará de fora do próximo compromisso, contra o Sport, no domingo (5), às 20h30, no Mineirão.

Fim de tabu?

Pressionado pela vitória, o Cruzeiro desafiará a invencibilidade do Flamengo como mandante no Campeonato Brasileiro. O clube carioca está invicto em casa e tem a segunda melhor campanha, com 31 pontos conquistados.

Já o Cruzeiro é o terceiro melhor visitante da competição. Longe de Minas Gerais, o time soma 19 pontos em 12 jogos.

O duelo também marca a tentativa celeste de quebrar um tabu de 15 anos sem vencer o Flamengo fora de casa pelo Brasileirão. A última vitória aconteceu em novembro de 2010, pela 37ª rodada, quando o Cruzeiro venceu por 2 a 1 no Engenhão.

Jogos com a ‘escalação ideal’

  • Cruzeiro 4 x 1 Grêmio (Mineirão) – 13ª rodada do Brasileiro
  • Corinthians 0 x 0 Cruzeiro (Neo Quimica Arena) – 16ª rodada do Brasileiro
  • Botafogo 0 x 2 Cruzeiro (Nilton Santos) – 18ª rodada do Brasileiro
  • CRB 0 x 2 Cruzeiro (Rei Pelé) – Oitavas de final volta
  • Cruzeiro 1 x 2 Santos (Mineirão) – 19ª rodada do Brasileiro
  • Cruzeiro 2 x 1 Internacional (Mineirão) – 21ª rodada do Brasileiro
  • Atlético-MG 0 x 2 Cruzeiro (Arena) – ida das quartas de final da Copa do Brasil
  • Cruzeiro 2 x 0 Atlético-MG (Mineirão) – volta das quartas de final da Copa do Brasil
  • Cruzeiro 2 x 1 Red Bull Bragantino (Mineirão) – 24ª rodada do Brasileiro
Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste