Neste sábado (27), a virada não veio. O Cruzeiro saiu atrás do placar pelo terceiro jogo consecutivo e foi derrotado por 2 a 0 pelo Vasco, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Rayan e Paulo Henrique marcaram os gols após aproveitarem falhas individuais da equipe celeste em São Januário, no Rio de Janeiro.
+ Veja a tabela atualizada do Campeonato Brasileiro
Com o resultado, o Cruzeiro fica estacionado com 50 pontos e perde a oportunidade de ao menos ‘dormir’ na liderança do Brasileirão, uma vez que, em caso de vitória, ultrapassaria o Flamengo. O Rubro-Negro tem 51 pontos e joga neste domingo (28) contra o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Ainda neste domingo, o time celeste poderá ser superado em número de pontos pelo Palmeiras, que tem 49 e mede forças com o Bahia, às 16h, na Fonte Nova, em Salvador.
Na próxima rodada do Brasileirão, o Cruzeiro terá pela frente o Flamengo. O jogo está marcado para as 20h30 de quinta-feira (2), no Maracanã, no Rio de Janeiro, e todos os ingressos para o setor visitante estão esgotados desde o último fim de semana.
Destaque positivo
Matheus Pereira foi o jogador mais lúcido do Cruzeiro em campo. Criou chances, mas acabou sozinho na tentativa de resolver o jogo para o time celeste. Serviu Christian, Arroyo e até Kaio Jorge, mas a Raposa não conseguiu balançar a rede de São Januário.
Destaque negativo
O lateral-esquerdo Kaiki e o atacante Wanderson tiveram desempenho muito abaixo da média contra o Vasco. O primeiro falhou no primeiro gol do Cruzmaltino, enquanto o segundo, substituído no intervalo, errou praticamente tudo o que tentou.
O jogo
O Vasco aproveitou falha do Cruzeiro para sair na frente do placar logo aos 8′ do primeiro tempo. Paulo Henrique recebeu bonita inversão de Puma Rodríguez, contou com erro de bote de Kaiki e cruzou na cabeça de Rayan que, livre de marcação na grande área, subiu para cabecear a bola no canto esquerdo de Cássio.
Atrás do placar, o Cruzeiro demorou para se recolocar no jogo e viu Wanderson errar gestos técnicos em excesso. O time celeste conseguiu criar algumas chances, especialmente com Matheus Pereira, o mais lúcido da equipe na etapa inicial, mas nenhuma construção clara ao ponto de balançar a rede de São Januário.
Com Arroyo na vaga de Wanderson, o Cruzeiro voltou para a segunda etapa com objetivo de se lançar ao ataque. O equatoriano chegou a testar aos 12’, mas Leo Jardim fez boa defesa. Antes, Christian errou o alvo após receber passe na medida de Matheus Pereira.
Aos 15’, no entanto, o time celeste foi punido após novo erro individual. Matheus Henrique, que havia acabado de entrar na partida, errou o domínio no campo de defesa, e a bola sobrou limpa para Paulo Henrique, que infiltrou na área e finalizou na saída de Cássio.
Jardim ainda realizou todas as mudanças possíveis, colocou Marquinhos e Bolasie na partida, mas não conseguiu mudar o resultado desta vez. Assim, o Cruzeiro voltou a perder como visitante no Brasileirão depois de cinco meses.
Vasco 2 x 0 Cruzeiro
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta (Lucas Oliveira, aos 45’2ºT), Robert Renan e Puma Rodríguez; Cauan Barros, Hugo Moura e Coutinho (Matheus França, aos 34’2ºT); Nuno Moreira (Gómez, aos 11’2ºT), Rayan e Vegetti (David, aos 11’2ºT). Técnico: Fernando Diniz.
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus (João Marcelo, aos 35’2ºT) e Kaiki (Bolasie, aos 35’2ºT); Lucas Romero (Marquinhos, aos 22’2ºT), Lucas Silva, Christian (Matheus Henrique, aos 15’2ºT) e Matheus Pereira; Wanderson (Keny Arroyo, no intervalo) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Gols: Rayan (aos 8’1ºT) e Paulo Henrique (aos 15’2ºT)
Cartões amarelos: Cauan Barros e Cuesta (Vasco) e Kaiki (Cruzeiro)
Motivo: 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 27 de setembro de 2025 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)

