Responsável por comandar o Cruzeiro na goleada por 4 a 1 sobre o Itabirito, nessa quinta-feira (30), no Independência, em Belo Horizonte, pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro, Wesley Carvalho, explicou por que Kauã Prates não jogou. O lateral-esquerdo de 16 anos foi relacionado pela primeira vez no profissional.
Na entrevista coletiva após a partida, Wesley elogiou o defensor e afirmou que pretende dar oportunidades para os jovens da base em um futuro próximo. Contudo, espera que isso ocorra em um momento de menor pressão sobre o time.
“O Kauã é um excelente jogador. Não é só ele, tem outros atletas como o Tevis e o (Kaique) Kenji. Esses jogadores com certeza vão ter o espaço deles e oportunidades, mas, em um momento de peso como esse, você trazer um jogador para poder lançar, tem que saber o momento certo de lançá-lo. O momento que a equipe estiver bem, ganhando, aí você coloca eles, o peso vai ser menor”, disse.
Wesley explicou que não tinha a intenção de levar Kauã para o jogo no Horto, mas mudou os planos ao saber que Marlon não teria condições. O lateral-esquerdo titular foi cortado da lista de convocados na hora do almoço devido a um quadro de amigdalite.
+ Leia também: Interino do Cruzeiro revela recado a jogadores após saída de Diniz
Sem Marlon, o interino do Cruzeiro passou a ter apenas Kaiki na posição. Por essa razão, optou por convocar Kauã.
“O Kauã não estava na relação, quem estava era o Marlon. Só que o Marlon teve um problema de infecção na garganta e foi retirado. Quando ele saiu da relação, eu fui buscar o Kauã, só que ele já tinha feito 5 km no treino dos não relacionados pela manhã. Então, se ele entrasse no jogo, ele teria que entrar só em uns 15 (minutos) porque senão ele poderia machucar”, detalhou.
“Chegará o momento deles estrearem”
Wesley Carvalho sobre jovens da base do Cruzeiro
Kauã poderia ter entrado quando Kaiki foi substituído, aos 28 minutos do segundo tempo por cansaço. No entanto, Wesley optou por colocar o zagueiro Lucas Villalba na lateral esquerda.
Chances para outros jovens no Cruzeiro
Wesley também aproveitou a oportunidade para comentar sobre outros destaques da base do Cruzeiro que estão inseridos no dia a dia do time profissional. No entanto, pregou cautela quanto a utilização desses atletas, já que precisam de mais maturidade.
“Uma das funções, quando eu estou como auxiliar, é de dar esse suporte e conversar com eles. Eles são ansiosos e querem jogar logo. Esse é o caso do Tevis, que fez um gol contra o Juventude e já quer. Aí eu tenho que falar que não é assim e não pode ser tão rápido. Mas isso é normal pela idade e já estou acostumado com essa ansiedade deles”, concluiu.
Kauã chegou a ser observado em treinos por Fernando Diniz, técnico demitido na última segunda-feira (27), mas só ganhou a oportunidade de vivenciar um dia de jogo com Wesley Carvalho.
Quem é Kauã Prates?
Mesmo aos 16 anos, com idade para atuar no sub-17, Kauã Prates foi titular do Cruzeiro Sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. A Raposa acabou eliminada nas quartas de final para o campeão São Paulo.
O jovem atleta, que está na base do Cruzeiro desde 2022, também integrou a Seleção Brasileira Sub-20, mesmo tendo idade para jogar em uma categoria anterior. Ele foi convocado para um período de treino na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, no fim de 2024.

