Grande objetivo do Cruzeiro na temporada, a vaga na Copa Libertadores de 2026 está cada vez mais próxima. Vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 50 pontos, a equipe celeste tem 99,86% de chances de disputar a competição continental, de acordo com cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Segundo a projeção da UFMG, a pontuação considerada ideal para se garantir matematicamente na Libertadores é de 67 pontos. Após 24 rodadas, o Cruzeiro já atingiu 74,6% dessa meta.
A cada rodada, as probabilidades são atualizadas. Lembrando que os quatro primeiros colocados da Série A se classificam diretamente para a fase de grupos, enquanto o quinto e o sexto avançam para a fase preliminar da competição.
O Cruzeiro ainda tem 14 jogos a disputar no Brasileirão, o que representa 42 pontos em disputa. Para atingir os 67 pontos projetados, o clube precisa conquistar pelo menos 17 pontos, o que equivale a 40,5% do total restante.
Próximos desafios
O próximo compromisso da Raposa será contra o Vasco, neste sábado (27), às 18h30 (de Brasília), em São Januário, pela 25ª rodada da Série A.
Na sequência, o Cruzeiro terá pela frente confrontos diretos e clássicos decisivos: Flamengo (fora), Sport (casa), Atlético-MG (fora), Fortaleza (casa), Palmeiras (fora), Vitória (casa), Grêmio (fora), Fluminense (casa), Juventude (fora), Corinthians (casa), Ceará (fora), Botafogo (casa) e Santos (fora).
Chance via Copa do Brasil
Além do Brasileirão, o Cruzeiro também pode garantir vaga na Libertadores pela Copa do Brasil, torneio em que é o maior campeão. O clube está nas semifinais e enfrentará o Corinthians.
No torneio mata-mata, apenas o campeão conquista a classificação.

