publicidade

Kaio Jorge, do Cruzeiro, busca repetir feito raro de Gabigol, Cano e Hulk

Com 20 gols na temporada, atacante vive melhor fase da carreira e se aproxima de marca importante

publicidade

Kaio Jorge tem vivido uma temporada mágica pelo Cruzeiro. No melhor ano da carreira, o atacante é artilheiro tanto do clube quanto das duas principais competições do país: a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

Com isso, ele pode se tornar o quarto jogador na história do futebol brasileiro a encerrar uma temporada como artilheiro simultâneo do Brasileirão e da Copa do Brasil. Até hoje, essa marca foi alcançada somente pelos atacantes Gabigol, em 2018, Hulk, em 2021, e Germán Cano, em 2022.

Com 20 gols e seis assistências em 35 jogos nesta temporada, Kaio Jorge soma 26 participações diretas em gols do Cruzeiro, uma média de 0,74 por partida. O desempenho do atacante de 23 anos impressiona e reflete tanto no individual quanto no coletivo.

No âmbito pessoal, Kaio é o artilheiro do Brasileirão, com 15 gols, além de liderar a artilharia da Copa do Brasil, com cinco bolas na rede. O bom momento rendeu até convocação para a Seleção Brasileira. O camisa 19 foi chamado por Carlo Ancelotti na última lista e aguarda nova oportunidade, com convocação marcada para o próximo dia 1º.

Pelo lado coletivo, a fase de Kaio Jorge ajuda a sustentar a boa campanha do Cruzeiro. A equipe é vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 50 pontos, e está classificada para as semifinais da Copa do Brasil, em busca de mais um título nacional.

Feitos dos artilheiros no Brasil

Em 2018, Gabigol, então com 22 anos, marcou 18 gols no Brasileirão e foi artilheiro da Copa do Brasil com quatro. O Santos, porém, terminou o campeonato apenas em 10º lugar e caiu nas quartas de final do mata-mata justamente para o Cruzeiro, campeão daquele ano.

Em 2021, Hulk, atuando pelo Atlético-MG, marcou 19 gols no Brasileiro e oito na Copa do Brasil, sendo artilheiro nas duas competições e campeão em ambas.

Já em 2022, Germán Cano fez história com a camisa do Fluminense. O argentino marcou 26 gols no Brasileirão, tornando-se o maior goleador de uma edição na era dos pontos corridos com 20 clubes, e ainda foi artilheiro da Copa do Brasil com cinco gols, embora tenha parado na semifinal diante do Corinthians. Já no Brasileiro, o Tricolor terminou na terceira colocação.

Artilheiros do Cruzeiro

No Cruzeiro, a busca por esse feito é ainda mais significativa. Apesar de tetracampeão, o clube nunca teve um artilheiro do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos.

A última vez que um jogador celeste terminou como goleador máximo nacional foi em 1970, com Tostão, que marcou 12 gols na competição que, à época, tinha outro formato e se chamava Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Na Copa do Brasil, onde o Cruzeiro é o maior campeão, com seis conquistas, três nomes já se destacaram na artilharia.

Oséas foi o goleador em 2000, com 10 gols, ano do título sobre o São Paulo. Em 2005, Fred marcou 15 vezes, recorde de uma única edição, mas o Cruzeiro acabou eliminado na semifinal para o Paulista de Jundiaí. Mais recentemente, em 2017, Rafael Sóbis foi artilheiro com cinco gols, coroando a conquista do clube celeste sobre o Flamengo.

Artilheiros do Brasileiro e Copa do Brasil

  • 2025 – Kaio Jorge, Cruzeiro (15 gols no Brasileiro e cinco gols na Copa do Brasil)*
  • 2022 – Germán Cano, Fluminense (26 gols no Brasileiro e cinco gols na Copa do Brasil)
  • 2021 – Hulk , Atlético-MG (19 gols no Brasileiro e oito gols na Copa do Brasil)
  • 2018 – Gabigol, Santos (15 gols no Brasileiro e quatro gols na Copa do Brasil)

*em andamento

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro