Vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 50 pontos, o Cruzeiro terá dois desafios longe de seus domínios nas próximas rodadas: Vasco, em São Januário, e Flamengo, no Maracanã. Jogar fora de casa poderia ser motivo de preocupação, mas não para o time de Leonardo Jardim, que impressiona como visitante.
A equipe está há 12 jogos sem perder fora de casa na temporada, somando partidas da Copa Sul-Americana, da Copa do Brasil e do Brasileirão. É o melhor desempenho em 23 anos, ficando atrás apenas do ano histórico de 2003, quando o Cruzeiro ficou 15 jogos invicto como visitante — a maior marca do século.
Naquela campanha, que rendeu ao clube a Tríplice Coroa, a sequência de 15 jogos invictos fora de casa envolveu seis partidas pelo Campeonato Mineiro, cinco pela Copa do Brasil e quatro pelo Campeonato Brasileiro. Foram 10 vitórias e cinco empates, com 36 gols marcados e 18 sofridos.
A invencibilidade teve início no dia 26 de janeiro de 2003, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Nacional de Uberaba, no Uberabão. O fim da série veio em 25 de maio, na derrota por 2 a 1 para o Vitória, no Barradão, pela 10ª rodada do Brasileirão.
A sequência atual
A série atual começou em 7 de maio, com o empate por 1 a 1 contra o Mushuc Runa-EQU, no Estádio Olímpico de Riobamba, pela Copa Sul-Americana. Desde então, o Cruzeiro somou oito vitórias e quatro empates, com 21 gols marcados e dois sofridos (uma média de apenas 0,16 gol por partida).
A última derrota fora de casa ocorreu no dia 24 de abril, quando a equipe celeste foi superada pelo Palestino, do Chile, por 1 a 0, em Coquimbo, também pela Sul-Americana. Desde então, já se passaram cinco meses de invencibilidade como visitante.
Em alta em todas as frentes
O bom momento reflete na tabela. O Cruzeiro ocupa a segunda colocação do Brasileirão, com 50 pontos, e está classificado para a semifinal da Copa do Brasil. Além disso, o time vive uma sequência de seis vitórias seguidas, sendo quatro pelo campeonato nacional — melhor série desde 2014, ano do bicampeonato brasileiro.
Agora, pela frente, dois compromissos importantes longe de casa pelo Brasileirão: o primeiro será contra o Vasco, no próximo sábado (27), às 18h30, em São Januário. Depois, a Raposa encara o atual líder Flamengo, na quinta-feira (2 de outubro), às 20h30, no Maracanã.
Para os dois jogos, os ingressos destinados à torcida celeste já estão esgotados.
Sequência invicta fora de casa
- Bahia 1 x 2 Cruzeiro (Fonte Nova) – Campeonato Brasileiro
- Atlético-MG 0 x 2 Cruzeiro (Arena) – Copa do Brasil
- Mirassol 1 x 1 Cruzeiro (Maião) – Campeonato Brasileiro
- CRB 0 x 2 Cruzeiro (Rei Pelé) – Copa do Brasil
- Botafogo 0 x 2 Cruzeiro (Nilton Santos) – Campeonato Brasileiro
- Corinthians 0 x 0 Cruzeiro (Neo Quimica Arena) – Campeonato Brasileiro
- Fluminense 0 x 2 Cruzeiro (Maracanã) – Campeonato Brasileiro
- Vitória 0 x 0 Cruzeiro (Barradão) – Campeonato Brasileiro
- Fortaleza 0 x 2 Cruzeiro (Castelão) – Campeonato Brasileiro
- Vila Nova 0 x 3 Cruzeiro (Serra Dourada) – Copa do Brasil
- Sport 0 x 4 Cruzeiro (Ilha do Retiro) – Campeonato Brasileiro
- Mushuc Runa-EQU 1 x 1 Cruzeiro (Olímpico de Riobamba) – Copa Sul-Americana

