Invicto há cinco rodadas, o Cruzeiro lidera o início do returno do Campeonato Brasileiro ao lado de Palmeiras e Mirassol. Com 13 pontos, o time de Leonardo Jardim conquistou a quarta vitória seguida ao derrotar o Bragantino, no Mineirão, em Belo Horizonte, nesse domingo (21). Essa sequência não era atingida há 11 anos, quando a Raposa faturou o quarto título brasileiro.
Com campanhas praticamente idênticas e com os mesmos 86,67% de aproveitamento no período, Cruzeiro, Palmeiras e Mirassol só apresentam diferenças quanto aos índices de gols marcados e sofridos.
Nas cinco rodadas que já abriram a segunda metade do Brasileirão, o Cruzeiro balançou as redes oito vezes e sofreu quatro gols. O Palmeiras é quem mais fez gols entre os três times no returno, com 13, enquanto o Mirassol é quem teve o sistema defensivo menos vazado entre as 20 equipes, com apenas dois gols sofridos.
Na briga pelo título brasileiro, assim como o vice-líder Cruzeiro e o Palmeiras, terceiro colocado, o líder Flamengo “fecha o G4” no returno da Série A, com 11 pontos.
Os comandados de Filipe Luís, no entanto, lideram o número de gols marcados entre todos os times do Brasileirão no intervalo entre a 20ª e a 24ª rodadas da competição. O Rubro-Negro anotou 15 gols nos cinco primeiros jogos do returno.
Quem tem o pior desempenho no returno da Série A é o Atlético-MG, com somente um ponto conquistado nas cinco partidas. Foram quatro derrotas e um empate no período, além de oito gols sofridos e somente dois marcados. O aproveitamento é de 6,67% na segunda metade do campeonato.
Chances de título, segundo a UFMG
A quarta vitória seguida no Campeonato Brasileiro não só fez o Cruzeiro retomar a vice-liderança do Palmeiras, mas também ampliar as chances de título. Segundo cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time celeste tem probabilidade de 23,8% de ficar com a taça em 2025.
Como o Central da Toca acompanha, os pontos percentuais do Cruzeiro foram aumentados em quase 5% depois da vitória sobre o Bragantino, de virada, no Mineirão. Isso porque, ao final da 23ª rodada, quando derrotou o Bahia, a Raposa tinha 18,9% de chances de faturar o Brasileirão nesta temporada.
- Palmeiras – 40,3%
- Flamengo – 32,6%
- Cruzeiro – 23,8%
- Mirassol – 2,5%
Obs: os demais times da Série A têm menos de 1% de chance ou nenhuma chance
Briga por Libertadores
Já em relação à briga por uma vaga na próxima Copa Libertadores, o principal objetivo estabelecido pela diretoria, o Cruzeiro tem quase 100% de chances de atingir a meta.
A UFMG aponta 99,83% para os comandados de Leonardo Jardim, mesmo número do Palmeiras. O Flamengo tem um número ligeiramente maior: 99,89%.
Com os resultados da 24ª rodada, Mirassol e Botafogo também ampliaram as suas chances de Libertadores com os triunfos sobre o Juventude e o Atlético-MG. O Bahia, por outro lado, por ter empatado, sofreu uma leve queda nessa pretensão por Libertadores.
Outro time que apontou margem menor em relação à 23ª rodada foi o São Paulo, com chance menor de 18,1% de jogar o principal torneio continental em 2026.
- Flamengo – 99,89%
- Palmeiras – 99,83%
- Cruzeiro – 99,83%
- Mirassol – 92,6%
- Botafogo – 70,1%
- Bahia – 68,9%
- São Paulo – 28,8%
- Fluminense – 17,3%
- Bragantino – 5,3%
Obs: os demais times da Série A têm menos de 5% de chance ou nenhuma chance

