O jornal espanhol Sport revelou, nesta sexta-feira (19), que o Barcelona tentou a contratação do atacante Néiser Villareal. O colombiano, de 20 anos, tem um pré-contrato assinado com o Cruzeiro e chegará a Belo Horizonte em dezembro. Ele tem vínculo com o Millonarios-COL até novembro.
+ Leia também: Quem é Néiser Villareal, atacante que assinou pré-contrato com o Cruzeiro
De acordo com o Sport, Villareal era “um dos nomes mais desejados do mercado juvenil sul-americano” e esteve na pauta do Barcelona. “Houve contatos do Barcelona com seus agentes, mas nada se concretizou”, escreveu o jornalista Joaquim Pierra, que assina a reportagem.
O diário garante, ainda, que clubes como Liverpool e Newcastle, da Inglaterra, e o Porto, de Portugal, monitoraram o colombiano.
Durante o CruzeiroCast desta sexta-feira (19), Joaquim Pinto, gerente de scout do Cruzeiro, revelou que houve “um clube de alta classe do futebol mundial” interessado na contratação de Néiser.
“Sabemos das nossas limitações, que houve um clube de classe alta do futebol mundial que tentou contratá-lo, mas não conseguiu. Foi um processo longo, fomos conversando com o agente. No início, houve uma recusa, porque sabemos quais são os nossos limites e até onde podemos ir”, disse.
O dirigente do Cruzeiro fez vários elogios ao jovem atacante colombiano, que vestirá a camisa do Cruzeiro a partir de 2026, e revelou bastidores das negociações.
“Há certas questões que são muito óbvias. Um jogador que, no Sul-Americano Sub-20, onde estão cerca de 200 scoutings de todo o mundo, e é identificado como o melhor ou um dos melhores do torneio, que teve a quantidade de gols que marcou, as assistências… São fatos óbvios para ter tido muitos convites”, relembrou.
“A negociação passou por várias fases. O Paulo Pelaipe foi fundamental na intervenção da contratação, porque, dada a altura, já tínhamos o dado como perdido e conseguimos recuperá-lo. Ainda tentamos que ele viesse para esse mercado, um entendimento com o Millonarios. Não foi possível. Fomos pelo plano B, que foi assinar com o jogador. Não temos que pagar qualquer valor ao clube que ele representa e será jogador do Cruzeiro a partir da próxima temporada”, contou.
Quem é Néiser Villareal?
Revelado pelo Millonarios, Villareal atua como atacante e vem se consolidando como uma das principais promessas do futebol colombiano. Nesta temporada, já disputou 26 jogos, sendo 11 pela Seleção Colombiana Sub-20, e marcou oito gols — cinco com a camisa do país e três pelo clube.
Villareal foi o grande nome da Colômbia no Sul-Americano Sub-20 de 2025. Em nove jogos, ele marcou oito gols e deu quatro assistências, sendo o artilheiro da competição.
O atacante ficou a apenas um tento de igualar o recorde de Neymar, que fez nove gols em uma única edição, em 2011.
A boa fase do jovem atacante foi fundamental para levar a Colômbia à fase final da competição, encerrada com a terceira colocação. Atualmente, ele está com a seleção de seu país para a disputa da Copa do Mundo Sub-20.
A contratação segue a estratégia da diretoria celeste de investir em jovens promissores do mercado sul-americano, com potencial de valorização e retorno técnico.

