Em uma noite magistral de Gabigol, o Cruzeiro goleou o Itabirito nesta quinta-feira (30), por 4 a 1, no Independência, em Belo Horizonte, pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro. No primeiro jogo após a saída de Fernando Diniz, o camisa 9 marcou três gols, enquanto Marquinhos anotou o outro gol do time celeste; Luan, ex-Cruzeiro, descontou para os donos da casa.
Com a goleada, o Cruzeiro se isolou na liderança do Grupo C, com sete pontos e dois a mais em relação ao Aymorés, vice-líder da chave. Já o Itabirito ocupa a lanterna do Grupo A, com apenas um ponto.
Com moral, o Cruzeiro volta a entrar em campo no domingo (2), às 18h30 (de Brasília), contra o Uberlândia, no Mineirão, em BH. O Itabirito receberá o Aymorés no domingo (2), mas às 16h (de Brasília), no Independência.
Quem foi o destaque positivo?
Contratado para resolver os problemas ofensivos do Cruzeiro, Gabigol não só marcou três vezes, como também participou ativamente da construção das jogadas. Foi a primeira grande apresentação do centroavante desde que chegou à Toca da Raposa II.
Vale ressaltar também as boas participações de Dudu e Marquinhos. Com mais liberdade, os dois pontas do Cruzeiro “rabiscaram” a defesa adversária, sendo que o ex-jogador do Fluminense marcou, de cabeça, o seu primeiro gol pelo Cruzeiro.
Quem foi o destaque negativo?
Apesar de ter sido importante no apoio ofensivo, Kaiki cometeu um pênalti no primeiro lance do segundo tempo. O camisa 6 derrubou Léo Reis dentro da área e, com esse erro, o Itabirito marcou o seu “gol de honra”.
O jogo
Em ritmo bastante acelerado, o Cruzeiro foi para o intervalo com quatro gols de vantagem. Gabigol cobrou dois pênaltis: fez um sem dar chances ao goleiro e, no outro, aproveitou o rebote. O outro gol do camisa 9 saiu de uma roubada de bola perto da área e na categoria para deslocar Rodolfo.
Já Marquinhos marcou de cabeça após lindo passe de Matheus Pereira pela esquerda.
Pressionado, o Itabirito voltou do intervalo com uma rápida resposta. No primeiro lance do segundo tempo, Léo Reis foi derrubado na área por Kaiki. Luan, também de pênalti, marcou o gol do Itabirito.
No segundo tempo, aos 12′, um lance bastante inusitado chamou a atenção. Inicialmente, o árbitro expulsou Victor Sallinas por falta em Marquinhos, que estava em direção ao gol.
No entanto, após revisão do VAR, Michel Patrick Costa Guimarães retirou o cartão vermelho por entender que houve simulação do atacante.
Itabirito 1 x 4 Cruzeiro
Itabirito
Rodolfo; Daniel Fagundes (Patric, aos 25’2ºT), Jamerson, Victor Sallinas e Bryan (Bruno Menezes, aos 25’2ºT); Serginho (Alexsander, aos 42’2ºT), Crecci, David Lucas e Léo Reis, Ramon e Jô (Luan, aos 0’2ºT). Técnico: Cícero Júnior.
Banco de reservas: Gabriel Parra; Alison, Luanderson, C. Gabriel, Ferreirinha, Lissandro, A. Vinícius, Levine
Cruzeiro
Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki (Villalba, aos 28’2ºT); Lucas Romero (Eduardo, aos 37’2ºT), Matheus Henrique e Matheus Pereira (Bolasie, aos 42’2ºT); Dudu (Christian, aos 28’2ºT), Marquinhos (Lautaro Díaz, aos 37’2ºT) e Gabigol. Técnico: Wesley Carvalho.
Banco de reservas: Léo Aragão; Fagner, João Marcelo, Kauã Prates, Walace, Lucas Silva, Rodriguinho
Gols: Gabigol (aos 13’1ºT, 30’1ºT e 53’1ºT) e Marquinhos (aos 33’1ºT); Luan (aos 2’2ºT)
Cartões amarelos: Victor Sallinas (aos 18’1ºT), Serginho (aos 52’1ºT), Gustavo Crecci (aos 8’2ºT) e Luan (aos 35’2ºT) pelo Itabirito; Matheus Henrique (aos 31’2ºT) e Lucas Romero (aos 35’2ºT) pelo Cruzeiro
Cartões vermelhos: técnico Cícero Júnior (aos 21’2ºT)
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 30 de janeiro (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
Árbitro: Michel Patrick Costa Guimarães
Assistentes: Pablo Almeida Costa e Ricardo Junio de Souza
VAR: Wagner Reway

