publicidade

Governo sanciona lei que autoriza retirada de cadeiras em setor do Mineirão; veja próximos passos

Cruzeiro e Mineirão são favoráveis à retirada das cadeiras para criação de um "setor popular" no Gigante da Pampulha; saiba desdobramentos

publicidade

Com o Cruzeiro de olho, o governador Romeu Zema (Novo) sancionou, na última sexta-feira (12), a lei que permite a retirada das cadeiras em setores dos estádios públicos de Minas Gerais. Casa do time celeste, o setor Amarelo do Mineirão, em Belo Horizonte, poderá ser atingido pelas alterações em breve.

No dia 20 de agosto, os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram o projeto de lei, o que demandava uma resposta de Zema em um prazo de 15 dias. Caso a resposta do chefe do Executivo tivesse sido contrária, o projeto voltaria para a ALMG.

Agora, com a lei nº 25.479 em vigor, datada de 12 de setembro e publicada no Diário Oficial do Executivo no último sábado (13), o Cruzeiro acompanha os desdobramentos quanto à mudança possível.

Veja trecho da lei publicado no Diário do Executivo

LEI Nº 25 .479, DE 12 DE SETEMBRO DE 2025

“Altera o art . 1º da Lei nº 23 .772, de 6 de janeiro de 2021, que dispõe sobre a disponibilização de setores sem cadeiras em estádios de futebol.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, promulgo a seguinte lei:

Art . 1º – O art . 1º da Lei nº 23 .772, de 6 de janeiro de 2021, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art . 1º – Nos estádios de futebol localizados no Estado poderão ser disponibilizados setores sem cadeiras.

§ 1º – Os valores cobrados pelos ingressos nos setores de que trata o caput serão inferiores aos valores dos demais setores do estádio, conforme precificação definida pelas entidades de prática desportiva e após estudo de viabilidade econômico-financeira.

§ 2º – A lotação máxima dos setores de que trata o caput observará as diretrizes estabelecidas pelos órgãos públicos de segurança”.

Art . 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Belo Horizonte, aos 12 de setembro de 2025″

Quais os próximos passos?

Como o Central da Toca acompanha, o Cruzeiro é favorável à retirada das cadeiras e avalia a criação de um setor popular no Gigante da Pampulha. A ideia inicial do clube, inclusive, é manter o preço a partir de R$ 30 para as categorias inferiores do Sócio 5 Estrelas.

Da mesma forma, o Mineirão, por meio da concessionária Minas Arena, tem sinalizado de forma positiva para a retirada das cadeiras, desde que os órgãos de segurança aprovem os estudos já feitos. A análise é feita pelo Corpo de Bombeiros.

Ainda conforme a Minas Arena, em resposta à reportagem, caso a retirada das cadeiras seja feita, o Mineirão, no entanto, não deve ter a capacidade de público alterada. Isso porque, a princípio, seria necessário criar novas rotas de fugas, além da implementação de mais banheiros e de catracas para o acesso ao estádio.

A informação sobre a sanção da lei foi antecipada pelo ge e confirmada pelo Central da Toca, que avançou em mais detalhes da apuração.

Movimento da torcida

Desde o início deste ano, alguns torcedores do Cruzeiro têm levado a todos os jogos no Mineirão, em Belo Horizonte, uma faixa com um pedido para a criação de um ‘setor popular’ no estádio.

A campanha ‘Amarelo Sem Cadeiras’ ganhou força e, em maio, o assunto começou a ser debatido, inclusive, em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Profissionais utilizam rodos no gramado do Mineirão para tirar água antes de jogo do Cruzeiro

Excesso de água, principalmente nas áreas dos gols, mobilizou funcionários do estádio antes da partida

Dupla do Cruzeiro recebe premiação e reage a momentos de 2025 no Mineirão

Com gols e assistências, atacante e lateral foram homenageados no Gigante da Pampulha

Reforço do Cruzeiro, Gerson marca presença no Mineirão em estreia do time no Estadual

Anunciado neste sábado (10), meia assistirá ao jogo entre Cruzeiro e Pouso Alegre, em BH, pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro

Cruzeiro tem estreia na temporada confirmada para o Mineirão; jogo tem novo horário

Federação Mineira de Futebol confirmou estreia do Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte