publicidade

Vertical, Cruzeiro é o time da Série A que menos troca passes para fazer gol no Brasileiro

Sob comando de Leonardo Jardim, Cruzeiro é mais agressivo quando costume ter menos a bola; veja estatísticas

publicidade

Com um estilo de jogo extremamente vertical, o Cruzeiro é o time da Série A que menos precisa trocar passes para fazer um gol no Campeonato Brasileiro. Nessa segunda-feira (15), com 38% de posse de bola, a equipe de Leonardo Jardim venceu o Bahia, em Salvador, de virada, por 2 a 1, pela 23ª rodada da competição.

Acostumado a dar a bola para o adversário e contragolpear com velocidade, o Cruzeiro troca, em média, 177 passes a cada gol no Brasileirão. Os dados são do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas de futebol.

Com campanha de G4, o Mirassol é a segunda equipe no quesito, com 189 trocas de passe a cada bola na rede pela Série A. O terceiro que mais precisa girar a bola para comemorar um gol é o Palmeiras, com mais de 222 passes de média. O Flamengo fecha o “G4” nesse contexto, com quase 243 passes para marcar um gol no Brasileirão.

Outra estatística que ajuda a comprovar a eficiência do Cruzeiro sem ter a bola na maior parte do jogo, levantada pelo Central da Toca, é a do número de vitórias com menor posse. Dos 14 triunfos já conquistados pelo time na liga nacional, apenas dois foram em partidas em que a Raposa teve maior posse de bola que o adversário.

Recorte com maior posse

Quando teve mais a posse de bola, em oito jogos, o Cruzeiro somou três derrotas (Bragantino, Ceará, Santos), três empates (Atlético-MG, Corinthians e Mirassol) e duas vitórias (Sport, Fortaleza). Nesse recorte, o aproveitamento é de 37,5%.

Chances de Libertadores e título brasileiro

De acordo com cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro, agora, tem 99,35% de probabilidade de disputar a Copa Libertadores no ano que vem. Antes da partida contra o Bahia, esse índice era de 97,5%.

Com os resultados da 23ª rodada, a equipe de Leonardo Jardim atingiu a maior sequência de vitórias no ano e, de quebra, abriu 12 pontos para o São Paulo, sétimo colocado, com 35 pontos.

A vitória sobre o Bahia não só deixou o Cruzeiro ainda mais perto da Libertadores, como também do título brasileiro. Ao todo, a Raposa ampliou em 7% a sua chance de ser campeã durante a 23ª rodada. A probabilidade cruzeirense passou de 11% para 18,9%.

Próximo jogo do Cruzeiro

Após o duelo com o Bahia, o Cruzeiro vai receber o Bragantino, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Raposa enfrentará o Massa Bruta na noite de domingo (21), às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro