publicidade

Cruzeiro alcança 99% de chance de se classificar à Libertadores, aponta UFMG

Vitória sobre o Bahia, em Salvador, também fez o Cruzeiro aumentar as suas chances de ser campeão brasileiro em 2025

publicidade

Com a vitória sobre o Bahia, em Salvador, o Cruzeiro ampliou a chance de jogar a Copa Libertadores em 2026 por meio da campanha no Campeonato Brasileiro. Cada vez mais perto do grande objetivo na temporada, o time celeste deu um passo fundamental nessa segunda-feira (15), na Fonte Nova, ao virar o jogo com gols de Sinisterra e Gabigol.

De acordo com cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro, agora, tem 99,35% de probabilidade de disputar a Libertadores no ano que vem. Antes da partida, esse índice era de 97,5%.

+ Leia mais: Cruzeiro alcança melhor sequência de vitórias da temporada e abre 12 pontos do 7º colocado do Brasileiro

Apesar das vitórias de Flamengo, Palmeiras e Mirassol diante de Juventude, Inter e Grêmio, respectivamente, o Cruzeiro triunfou no chamado “jogo de seis pontos” sobre o Bahia e ainda viu o Botafogo ser derrotado pelo São Paulo.

Com os resultados da 23ª rodada, a equipe de Leonardo Jardim atingiu a maior sequência de vitórias no ano e, de quebra, abriu 12 pontos para o Tricolor Paulista, sétimo colocado, com 35 pontos.

Líder isolado do Brasileirão, com 50 pontos e um jogo a menos em relação ao Cruzeiro, o Flamengo também está com quase 100% de chances de Libertadores. O Rubro-Negro ostenta 99,91%. Já o Palmeiras, terceiro colocado, com 46 pontos e dois duelos a menos no comparativo com a Raposa, tem 99,50%.

Chances de Copa Libertadores, segundo a UFMG

  • Flamengo – 99,91%
  • Palmeiras – 99,50%
  • Cruzeiro – 99,35%
  • Mirassol – 86,1%
  • Bahia – 69,2%
  • Botafogo – 58%
  • São Paulo – 46,9%
  • Fluminense – 10,1%
  • Bragantino – 8,7%
  • Corinthians – 5,5%

Chances de título, segundo a UFMG

Já com relação às chances de título do Brasileirão, mesmo vencendo na 23ª rodada, o Flamengo teve uma ligeira queda. Com o fechamento da rodada, o time de Filipe Luís tem 46,3% de probabilidade de levantar a taça. Ao final da 22ª rodada, a possibilidade de o Rubro-Negro ser campeão era de 47,6%, conforme a UFMG.

O Palmeiras, por sua vez, aumentou em mais de 2% a sua chance. De 29%, as chances de título do time paulista são, neste momento, de 31,3%.

A vitória sobre o Bahia não só deixou o Cruzeiro ainda mais perto da Libertadores, como também do título brasileiro. Ao todo, a Raposa ampliou em 7% a sua chance de ser campeã durante a 23ª rodada. A probabilidade cruzeirense passou de 11% para 18,9%.

Segundo os cálculos da UFMG, 12 times ainda têm chances de ganhar o Brasileirão. No entanto, oito dessas equipes, ou seja, 75% dos postulantes, têm índices superiores a 1% neste quesito.

  • Flamengo – 46,3%
  • Palmeiras – 31,3%
  • Cruzeiro – 18,9%
  • Mirassol – 2,3%

Obs: os demais times da Série A têm menos de 1% de chance ou nenhuma chance

Próximo jogo do Cruzeiro

Após o duelo com o Bahia, o Cruzeiro vai receber o Bragantino, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Raposa enfrentará o Massa Bruta na noite de domingo (21), às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro