publicidade

Jonas Urias explica artilheira do Cruzeiro no banco e faz comparação com Gabigol

Técnico justificou escolha por deixar Letícia no banco e citou exemplo da equipe masculina

publicidade

Mesmo guerreiro em campo, o Cruzeiro lutou, mas acabou derrotado pelo Corinthians na manhã deste domingo (14), na decisão do Brasileiro Feminino. Em um jogo difícil, fora de casa, diante de um estádio lotado, o técnico Jonas Urias adotou estratégias específicas para tentar conter o ímpeto ofensivo da equipe adversária.

Uma das principais escolhas foi manter Letícia Ferreira, artilheira do time na temporada com 10 gols, no banco de reservas — repetindo a estratégia do jogo de ida. A proposta era garantir maior equilíbrio defensivo, algo que, segundo o treinador, funcionou na primeira etapa.

Na entrevista coletiva após a partida, Jonas explicou novamente a escolha e fez um paralelo com o time masculino. Segundo ele, decisões assim também têm sido tomadas pela comissão técnica liderada por Leonardo Jardim, como a de deixar Gabigol no banco em algumas ocasiões. Jardim já ressaltou que, apesar da qualidade de Gabi, é difícil escalar juntos jogadores como o camisa 9, Kaio Jorge e Matheus Pereira, devido às exigências de marcação do sistema tático.

“O conceito dessa decisão foi o mesmo. Assim como no Cruzeiro de homens existem dois grandes jogadores na frente e o sistema dificulta muito competir começando o jogo com ambos, é mais ou menos a mesma ideia. Isso não diminui a qualidade, a competência. Só simplesmente uma escolha de um time que tem que enfrentar o Corinthians fora de casa”

Jonas Urias, técnico do Cruzeiro Feminino

Na segunda etapa, com a necessidade de buscar o resultado, Jonas lançou Letícia, além de Vanessinha, Sochor e Miriã, para aumentar o poder ofensivo. No entanto, as Cabulosas não conseguiram furar a forte marcação do Corinthians, que venceu por 1 a 0 e ficou com o título.

O técnico ainda ressaltou a boa entrada de suas jogadoras e reafirmou que decisões como essa fazem parte do trabalho.

“E quando um atleta entra e vai bem no jogo, não foi só a Letícia, a Vanessinha também entrou bem, a Letícia Alves. Isso mostra que todas estão trabalhando muito bem. E tomar essas decisões difíceis faz parte do meu trabalho. Eu gostaria muito de poder contar com uma equipe mais técnica possível, mas nem sempre isso é possível diante do desafio que a gente ia enfrentar. A gente termina o primeiro tempo sofrendo pressão, mas o Corinthians não teve chances claríssimas. Isso mostra também que de alguma forma a estratégia funcionou”, finalizou.

Campanha histórica

Mesmo com o vice-campeonato, a campanha do Cruzeiro entra para a história. Foi a primeira vez que o clube chegou à final do Campeonato Brasileiro Feminino, quebrando a hegemonia de clubes do eixo Rio-São Paulo. A equipe também conquistou a vaga inédita para a Libertadores Feminina de 2026, coroando o grande trabalho realizado em 2025.

Outro ponto marcante da trajetória celeste foi o apoio da torcida. A Raposa registrou recordes de público como mandante, especialmente nos duelos de mata-mata, consolidando o crescimento da modalidade e o engajamento da torcida com o futebol feminino.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores

Tite avalia fragilidade defensiva do Cruzeiro e indica correções após empate contra Mirassol

Técnico viu pressão ficar ainda maior após novo tropeço no Campeonato Brasileiro; Cruzeiro é o vice-lanterna depois de três rodadas

Reforçado, Cruzeiro intensifica treinos antes da estreia no Brasileiro Feminino

Com 11 caras novas, Cruzeiro visitará o Bahia no sábado (14), em Salvador, pela 1ª rodada da Série A1