Relatório divulgado pela Fifa nesta quinta-feira (30) apontou que o Cruzeiro foi o 2º clube na América do Sul que mais investiu em contratações em 2024. De acordo com o levantamento, que não aponta dados específicos das negociações, o clube celeste só perdeu para o Botafogo.
+ Leia também: Pedrinho revela em qual cenário Cruzeiro voltará ao mercado em 2025
Em relação ao último relatório, divulgado no início de 2024, o Cruzeiro subiu 16 posições na lista após os investimentos feitos por Pedro Lourenço. O empresário comprou a maioria das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube celeste em abril do ano passado.
Completam o top 5 dos maiores ‘compradores’ da América do Sul Flamengo (3º), River Plate (4º) e Vasco (5º). De fora do Brasil, apenas os argentinos integram o top 10. Veja a lista:
- Botafogo
- Cruzeiro
- Flamengo
- River Plate
- Vasco
- Corinthians
- Atlético-MG
- Palmeiras
- São Paulo
- Fluminense
Sem dar muitos detalhes, a Fifa revelou que os clubes brasileiros gastaram mais de R$ 2 bilhões em contratações de jogadores em 2024. Já as saídas representaram cerca de R$ 3,5 bilhões.
Contratações do Cruzeiro em 2024
Após a compra das ações da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço mudou o patamar da equipe. Na janela de transferências do meio da temporada 2024, o empresário fez investimentos para comprar direitos econômicos de seis jogadores:
- Jonathan Jesus, ex-Ceará
- Fabrizio Peralta, ex-Cerro Porteño-PAR
- Matheus Henrique, ex-Sassuolo-ITA
- Walace, ex-Udinese-ITA
- Kaio Jorge, ex-Juventus-ITA
- Lautaro Díaz, ex-Independiente del Valle-EQU
Também em 2024, o Cruzeiro pagou para confirmar as permanências do zagueiro João Marcelo e do meia Matheus Pereira, a Porto, de Portugal, e Al-Hilal, da Arábia Saudita, respectivamente.
Antes da chegada de Pedro Lourenço à Toca II, a gestão capitaneada por Ronaldo já havia desembolsado dinheiro para contratar o zagueiro Villalba (empréstimo por 400 mil dólares), o volante Lucas Romero e o atacante Dinenno.

