publicidade

Com brilho de Kaio Jorge, Cruzeiro vence Atlético-MG no Mineirão e vai à semifinal da Copa do Brasil

Atacante se recuperou de lesão muscular e foi decisivo com dois gols nesta quinta (11), em BH, na vitória por 2 a 0; Cruzeiro enfrentará o Corinthians

publicidade

Empurrado pela torcida e com direito ao novo recorde de público do Mineirão, em Belo Horizonte, o Cruzeiro se impôs e derrotou o Atlético-MG na noite desta quinta-feira (11), por 2 a 0, e garantiu a vaga na semifinal da Copa do Brasil. Com a estrela de Kaio Jorge, que se recuperou de lesão, foi titular e balançou as redes duas vezes, a equipe de Leonardo Jardim não deu chances ao time de Jorge Sampaoli e fez o rival dar adeus à competição.

Com mais uma vitória nas quartas de final, a segunda na série, o Cruzeiro está de volta à semifinal da Copa do Brasil após seis anos. Maior campeão, com seis títulos, a Raposa terá o Corinthians como próximo adversário. 

De acordo com o cronograma divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os duelos pelas semifinais estão agendados para os dias 10 e 14 de dezembro. A ordem dos mandos ainda está indefinida.

Além de eliminar o arquirrival, o Cruzeiro também garantiu uma premiação de R$ 9,92 milhões pela classificação à semifinal da Copa do Brasil. Ao todo, desde o início da campanha na 3ª fase, o clube celeste soma mais de R$ 20 milhões em bonificações por ter chegado à penúltima etapa do torneio mata-mata.

Próximo jogo do Cruzeiro

Após o clássico pela Copa do Brasil, o Cruzeiro vai focar no duelo com o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Os times de Leonardo Jardim e Rogério Ceni vão medir forças na segunda-feira (15), às 20h (de Brasília), na Fonte Nova, em Salvador, pela 23ª rodada da Série A.

Quais os destaques positivos?

De forma geral, toda a equipe do Cruzeiro se comportou bem, especialmente no primeiro tempo. No entanto, vale destacar o faro artilheiro de Kaio Jorge, que foi às redes pela 20ª vez em 32 partidas no ano. O atacante se recuperou de lesão muscular depois de ter sido cortado pela Seleção Brasileira, mas sua estrela brilhou logo no clássico.

Aguerrido na marcação e veloz nas transições da defesa para o ataque, o Cruzeiro controlou o jogo e sofreu pouco no primeiro tempo. O Atlético-MG chegou com perigo apenas uma vez na etapa inicial, em chute de Igor Gomes dentro da área após cobrança de escanteio.

Já na etapa final, com o segundo gol de Kaio Jorge, o Cruzeiro ficou ainda mais tranquilo do ponto de vista ofensivo e com muita raça, sustentou a enorme vantagem diante do arquirrival.

O jogo

Com os gols de vantagem construídos no jogo de ida, na Arena, o Cruzeiro até poderia “jogar com o regulamento”, mas entrou ligado e, aos 4’ da etapa inicial, abriu o placar com Kaio Jorge. Após cobrança de falta de William, Fabrício Bruno cabeceou para o meio da área, Christian finalizou em cima de Everson e, na sobra, o camisa 19 balançou as redes do Mineirão!

Aos 13’, o Cruzeiro teve a chance de ampliar o placar no Gigante da Pampulha. Kaiki lançou Wanderson em profundidade, que ganhou na corrida de Lyanco e bateu fraquinho, em cima de Everson.

A primeira boa chance do Atlético-MG foi aos 43’ da etapa inicial. Após cobrança de escanteio de Gustavo Scarpa, a bola desviou na área e, com liberdade, Igor Gomes chutou por cima do gol de Cássio!

Na volta do intervalo, logo no primeiro minuto do segundo tempo, Lucas Romero acertou um chutaço, mas Everson buscou a bola no canto e evitou o gol.

Se no primeiro minuto a bola passou perto, aos 2′, ela entrou. William pegou a bola na intermediária, cruzou para o meio da área e lá estava Kaio Jorge outra vez para ampliar o marcador para o Cruzeiro.

O Atlético-MG voltou a incomodar o Cruzeiro somente aos 24′ do segundo tempo, em chute de Hulk que desviou e parou no travessão.

O Cruzeiro reclamou de pênalti aos 30′ do segundo tempo. Matheus Pereira recebeu bola pelo lado esquerdo de ataque, conseguiu um espaço e cruzou para a área. Christian se desvencilhou da marcação e cabeceou para defesa de Everson. Na sobra, Gabigol foi puxado, mas o árbitro Rafael Klein (RS) mandou o jogo seguir.

Nos acréscimos, o Atlético-MG ainda ficou com um a menos. Guilherme Arana deu entrada criminosa em Matheus Henrique e recebeu cartão vermelho.

Cruzeiro 2×0 Atlético-MG

Cruzeiro

Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Walace, aos 40’2ºT) e Christian (Sinisterra, aos 32’2ºT); Matheus Pereira (Eduardo, aos 40’2ºT), Wanderson (Matheus Henrique, aos 19’2ºT) e Kaio Jorge (Gabigol, aos 19’2ºT). Técnico: Leonardo Jardim.

Banco de reservas: Léo Aragão; Gamarra, Jonathan Jesus, Kauã Prates, Japa e Marquinhos.

Atlético-MG

Everson; Gabriel Menino (Rony, no intervalo), Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera, Alexsander, Igor Gomes (Alan Franco, aos 32’2ºT) e Gustavo Scarpa; Cuello (Reinier, aos 32’2ºT) e Hulk. Técnico: Jorge Sampaoli.

Banco de reservas: Gabriel Delfim; Natanael, Caio Paulista, Vitor Hugo, Iván Román Bernard, Dudu, Júnior Santos e Biel.

  • Gols: Kaio Jorge, aos 4’1ºT, e aos 2’2ºT (Cruzeiro)
  • Cartões amarelos: Wanderson, aos 24’1ºT, e Matheus Henrique, aos 46’2ºT (Cruzeiro); Hulk, aos 25’1ºT, e Tomás Cuello, aos 30’2ºT (Atlético-MG)
  • Cartão vemelho: Guilherme Arana, aos 45’2ºT (Atlético-MG)
  • Motivo: jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil
  • Data e horário: 11 de setembro de 2025 (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília)
  • Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
  • Árbitro: Rafael Klein (RS)
  • Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
  • VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Cruzeiro na Copa do Brasil: CBF divulga tabela básica com possível data de estreia

Time celeste inicia campanha a partir da 5ª fase e já tem datas-base definidas

Dupla do Cruzeiro entra em time ideal da Copa do Brasil de 2025; veja ‘seleção’

Cruzeiro teve o mesmo número de representantes do Vasco, vice-campeão do torneio; Corinthians liderou a 'seleção' do campeonato

Kaio Jorge, do Cruzeiro, ainda pode repetir feito raro em 2025; veja panorama

Com 26 gols na temporada, atacante está na melhor fase da carreira e se aproxima de marca importante

Jogadores do Cruzeiro mandam recado à torcida após eliminação na Copa do Brasil

Atletas do Cruzeiro publicaram mensagens nas redes sociais nesta segunda-feira (15); veja detalhes