publicidade

Cruzeiro decidirá vaga na Copa do Brasil em meio a boas fases da defesa e do ataque

Sistemas defensivo e ofensivo apresentam ótimos números antes do clássico contra o Atlético-MG, pelas quartas de final do torneio

publicidade

De olho em mais uma semifinal na Copa do Brasil, o Cruzeiro decidirá a vaga contra o Atlético-MG nesta quinta-feira (11), às 19h30 (de Brasília), em meio às boas fases dos setores defensivo e ofensivo. As equipes medirão forças no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo segundo jogo das quartas de final.

Depois de ter vencido o compromisso na Arena, por 2 a 0, o Cruzeiro pode até perder por um gol de diferença para avançar no torneio. Para ilustrar a missão do rival, na atual edição da Copa do Brasil, o time de Leonardo Jardim não sofreu nenhum gol sequer em cinco jogos.

Com relação a todas as competições, nas últimas dez partidas, o Cruzeiro sofreu apenas seis gols (média de 0,6 por jogo), além de o sistema defensivo ter passado em branco em seis desses compromissos. Corinthians, CRB (2x), Botafogo, São Paulo e o próprio Atlético-MG não conseguiram fazer gols em cima da defesa celeste.

Igualmente em grande fase, o ataque do Cruzeiro também correspondeu nos últimos dez jogos. Com 12 gols marcados (média de 1,2 por jogo) no período, o time celeste carimbou a classificação às quartas de final, ficou mais perto da semifinal da Copa do Brasil e se manteve na briga pelo título do Campeonato Brasileiro.

Atlético-MG sob desconfiança

O ótimo momento celeste contrasta com a desconfiança em relação ao Atlético-MG. Sob o comando de Cuca, nos últimos dez jogos, o arquirrival só fez oito gols (média de 0,8 por partida) e sofreu 12 (média de 1,2 por compromisso). As falhas defensivas e a falta de resultados culminaram na demissão do treinador, substituído, na sequência, por Jorge Sampaoli. Em sua estreia, o técnico argentino terá que conduzir o time a uma vitória por três gols de diferença.

Desde o dia 13 de abril, no empate por 1 a 1 com o São Paulo, no Morumbis, pela Série A, o Cruzeiro não foi derrotado mais nenhuma vez por uma margem de dois gols. Foram 29 partidas de lá para cá, com 17 vitórias da Raposa, oito empates e apenas quatro derrotas.

Cruzeiro sempre avançou após vencer ida das quartas

Maior campeão do torneio mata-mata, com seis títulos, o Cruzeiro jamais foi eliminado depois de abrir as quartas de final com um triunfo. Desde 1993, ano do primeiro troféu, a Raposa avançou em todas as nove vezes nesta etapa após ter vencido o primeiro jogo.

Há 32 anos, o Cruzeiro venceu o São Paulo por 2 a 1 na ida das quartas de final e confirmou a vaga à semifinal com um empate por 2 a 2 na volta. Desde então, as classificações também se confirmaram em 1996 (Corinthians), 1998 (Vitória), 2000 (Botafogo), 2003 (Vasco), 2005 (Baraúnas-RN), 2014 (ABC), 2018 (Santos) e 2019 (Atlético-MG) com vitórias no primeiro duelo.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste