A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, na tarde desta segunda-feira (8), a arbitragem para o segundo clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Os times de Leonardo Jardim e Jorge Sampaoli vão se enfrentar na quinta (11), às 19h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.
Depois de uma audiência pública realizada pela entidade que controla o futebol nacional, ficou definido que o dono do apito será Rafael Klein (RS). Ele será auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
No primeiro clássico, disputado em 27 de agosto e vencido pelo Cruzeiro, na Arena, por 2 a 0, o árbitro foi Ramon Abatti Abel (SC). Ele foi auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Bruno Boschilia (PR). Na cabine do VAR, o responsável pela operação foi Rafael Traci (SC).
VAR definido
A CBF também definiu o nome árbitro de vídeo designado para jogo entre Cruzeiro e Atlético-MG. Rodrigo D’Alonso Ferreira, de Santa Catarina, será o responsável pelo VAR. Ele será auxiliado na cabine por Helton Nunes (SC) e Philip Georg Bennett (RJ).
Neste ano, Rodrigo Alonso Ferreira já atuou como árbitro de vídeo em uma partida do Cruzeiro: na vitória por 2 a 1 sobre o Mirassol, no Mineirão, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Critérios para escolha
De acordo com as regras da CBF, as escolhas dos árbitros para os jogos decisivos da Copa do Brasil são estabelecidas pelos critérios de “fases da competição, importância e grau de complexidade de cada partida, qualificação, condicionamento físico e desempenho técnico dos árbitros”.
Vale destacar que uma nova classificação, desta vez à semifinal, pode render R$ 9,92 milhões aos cofres do Cruzeiro. A premiação por ter eliminado o CRB nas oitavas foi de R$ 4,74 milhões.
Klein em jogos do Cruzeiro
Em 2025, Rafael Klein apitou dois jogos do Cruzeiro. De forma curiosa, o time celeste venceu as duas partidas.
Em 27 de abril, com gol de Christian, a Raposa derrotou o Vasco, por 1 a 0, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já no dia 17 de julho, com gols de Fabrício Bruno e Kaio Jorge, o Cruzeiro venceu o Fluminense, por 2 a 0, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 14ª rodada da Série A.
Na carreira, Klein já apitou sete jogos do Cruzeiro. Foram duas vitórias mineiras, duas derrotas e outros três empates. Será o primeiro clássico com o Atlético-MG que Rafael apitará.

