O técnico Carlo Ancelotti confirmou, na manhã desta segunda-feira (8), que a Seleção Brasileira terá mudanças na escalação contra a Bolívia. O zagueiro Fabrício Bruno, do Cruzeiro, treinou nesse domingo (7) entre os titulares e deve começar a partida nesta terça (9), às 20h30 (de Brasília), em El Alto, pela 18ª rodada das Eliminatórias.
De acordo com o treinador italiano, as mexidas na equipe serão provocadas pelo cansaço de alguns jogadores após a goleada sobre o Chile, mas também pela altitude de 4.150m da cidade boliviana. Ancelotti ponderou que, por causa desse “componente a mais”, precisará mudar a estratégia da Seleção Brasileira e rodar o time.
“A ideia é mudar um pouco os jogadores. Estamos avaliando o cansaço dos jogadores e, depois, temos que considerar um componente [a altitude]. Isso pode mudar a estratégia do jogo. Estou buscando informações, mas não tenho muita experiência nisso. Temos que considerar que a Seleção jogou lá muitas vezes e muitas pessoas que trabalham aqui têm experiência: médicos, fisioterapeutas, jogadores… pode ser novidade para mim, mas tenho que confiar nas pessoas”
Carlo Ancelotti, sobre planos da Seleção na altitude boliviana
Na sequência, Ancelotti ressaltou a importância de ter uma Seleção Brasileira mais “fresca” e que tenha maior controle da bola, sem a intensidade exigida na vitória sobre o Chile.
“Também [as mudanças] para conhecer jogadores que podem atuar conosco. É importante ter em conta a altitude, a altura, para meter no campo jogadores com mais frescura e como estratégia. É uma estratégia diferente. Temos que jogar de forma diferente contra o Chile, que foi de muita intensidade e pressão. Não se pode fazer isso na altitude”, completou o técnico.

Nesse domingo (7), Ancelotti montou a Seleção Brasileira com Fabrício Bruno e Alexsandro, do Lille-FRA, na zaga, enquanto Marquinhos (PSG-FRA) e Gabriel Magalhães (Arsenal-ING) atuaram como reservas.
Outras possibilidades nos setores defensivos são as entradas de Vitinho (Botafogo), Jean Lucas (Bahia) e Andrey Santos (Chelsea-ING) nas vagas de Wesley (Roma-ITA), Bruno Guimarães (Newcastle-ING) e Casemiro (Manchester United-ING), suspenso.
Tabela das Eliminatórias
Já classificado para o Mundial de 2026, que será realizado nos Estados, no México e no Canadá, o Brasil ocupa a vice-liderança das Eliminatórias, com 28 pontos.
A Bolívia, na oitava posição, com 17 pontos, precisará vencer o jogo e torcer por uma derrota da Venezuela – sétima colocada, com 18 pontos – diante da Colômbia para ir à repescagem.
Programação da Seleção Brasileira
De acordo com o cronograma divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após o treino nesta manhã (8), os jogadores da Seleção sairão da Granja Comary, em Teresópolis, às 14h15 (de Brasília). Às 16h30 (de Brasília), os atletas pegarão o voo diretamente do Galeão, no Rio de Janeiro, até Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Os comandados de Ancelotti só deixarão Santa Cruz de la Sierra nesta terça (9), às 16h30 (de Brasília), ou seja, a quatro horas do início da partida. Por causa da altitude, a Fifa permite que as equipes cheguem ao estádio com um tempo menor em relação aos padrões adotados em todo o mundo.
Fabrício jogará o clássico?
Após a partida em El Alto, na chegada da delegação brasileira ao Rio de Janeiro, Fabrício Bruno terá o avião de Pedro Lourenço à disposição para retornar a Belo Horizonte e se recuperar fisicamente para o clássico.
O zagueiro do Cruzeiro será opção diante do Atlético-MG, na quinta (11), às 19h30 (de Brasília), no Mineirão, em BH, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

