O Cruzeiro de Leonardo Jardim alcançou uma marca expressiva em 2025: já são 54 gols marcados na temporada. Com média de 1,38 por jogo, o time celeste tem mostrado objetividade, verticalidade e eficiência ofensiva. Atual vice-líder do Campeonato Brasileiro e nas quartas de final da Copa do Brasil, a equipe tem correspondido em campo e dado alegrias ao torcedor.
Grande parte desse desempenho passa pelo trabalho do treinador português. Jardim assumiu o comando em fevereiro e fez sua estreia na vitória por 2 a 1 sobre o Democrata, pelo Campeonato Mineiro.
Desde então, foram 39 partidas, com 19 vitórias, 11 empates e nove derrotas. Dos 54 gols marcados, 35 foram pelo Campeonato Brasileiro, nove pela Copa do Brasil, cinco pela Copa Sul-Americana, três pelo Campeonato Mineiro e um em amistoso. No Brasileirão, o Cruzeiro ostenta o segundo melhor ataque da competição, ao lado do Mirassol.
O principal destaque individual é Kaio Jorge, artilheiro do clube na temporada e também do Campeonato Brasileiro. Todos os seus 18 gols foram marcados sob o comando de Jardim. Logo atrás aparece Gabigol, com 12 bolas na rede no ano, sendo oito delas já com o treinador português. Matheus Pereira soma sete, enquanto Christian e Fabrício Bruno vêm logo em seguida, ambos com três.
Dupla selecionável
Kaio Jorge e Fabrício Bruno, inclusive, vivem suas temporadas mais artilheiras na carreira e foram convocados para a Seleção Brasileira. Foram justamente os dois que marcaram na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, no clássico de ida das quartas de final da Copa do Brasil, disputado na Arena.
Com a vantagem construída, o Cruzeiro pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta, nesta quinta-feira (11), às 19h30, no Mineirão, que ainda assim garante a classificação à semifinal.
O momento, no entanto, é de atenção em relação ao artilheiro celeste. Kaio Jorge sofreu lesão muscular durante a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre o Chile, na última quinta-feira (4), no Maracanã. O atacante já está em Belo Horizonte e iniciou tratamento intensivo no departamento médico do clube, inclusive na folga do time, em busca de estar à disposição no duelo decisivo contra o rival.
Artilheiros da ‘era Jardim’
- Kaio Jorge – 18 gols
- Gabi – 8 gols
- Matheus Pereira – 7 gols
- Eduardo – 5 gols
- Christian – 3 gols
- Fabrício Bruno – 3 gols
- Bolasie – 2 gols
- Lucas Romero – 2 gols
- Lautaro Díaz – 1 gols
- Villalba – 2 gols
- Lucas Silva – 2 gols
- Jonathan Jesus – 1 gols
Leonardo Jardim no Cruzeiro
- 39 jogos
- 19 vitorias
- 11 empates
- 9 derrotas
- 54 gols marcados
- 28 gols sofridos

