Além da vantagem de 2 a 0 no placar, o Cruzeiro entra no clássico pelas quartas de final da Copa do Brasil com um trunfo a mais: o retrospecto de Leonardo Jardim contra treinadores estrangeiros no futebol brasileiro. O português ainda não perdeu nesse tipo de confronto.
No jogo de ida, vencido pelo Cruzeiro por 2 a 0 na Arena, o Atlético-MG ainda era comandado por Cuca. O treinador, no entanto, foi demitido dois dias após a derrota. Para a volta, na próxima quinta-feira (11), às 19h30, no Mineirão, o rival estará sob o comando do argentino Jorge Sampaoli, que fará sua reestreia pelo clube.
O duelo marcará o sétimo confronto de Jardim contra técnicos estrangeiros no Brasil desde que assumiu o Cruzeiro. Até aqui, foram seis jogos pelo Campeonato Brasileiro, com cinco vitórias e um empate, o que representa 90,5% de aproveitamento.
As vitórias foram sobre Sport (António Oliveira), Palmeiras (Abel Ferreira), Fortaleza (Juan Pablo Vojvoda), Botafogo (Davide Ancelotti) e São Paulo (Hernán Crespo). O único empate foi diante do Tricolor paulista, quando estava sob comando de Luis Zubeldía.
Um dado curioso: metade desses técnicos já não está mais em seus cargos. Seguem em atividade nos clubes apenas Abel Ferreira, além dos ‘recém-contratados’ Davide Ancelotti e Hernán Crespo.
Cruzeiro de Jardim x técnicos estrangeiros no Brasil
- São Paulo 0 x 0 Cruzeiro – 3ª rodada (Luis Zubeldía – argentino)
- Sport 0 x 4 Cruzeiro – 8ª rodada (António Oliveira – português)
- Fortaleza 0 x 2 Cruzeiro – 10ª rodada (Juan Pablo Vojvoda – argentino)
- Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras – 11ª rodada (Abel Ferreira – português)
- Botafogo 0 x 2 Cruzeiro – 18ª rodada (Davide Ancelotti – italiano)
- Cruzeiro 1 x 0 São Paulo –22ª rodada (Hernán Crespo – argentino)
Cruzeiro em vantagem
No jogo de ida das quartas, o Cruzeiro venceu o Atlético-MG por 2 a 0, fora de casa, e chega em vantagem para a partida de volta, marcada para quinta-feira (11), no Mineirão. A equipe celeste pode perder por até um gol de diferença que ainda assim garante a classificação para a semifinal.
Na próxima fase, caso avance, o time celeste pode enfrentar Corinthians ou Athletico-PR. O clube paulista venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e tem a vantagem no confronto.

