Um dos grandes destaques do Cruzeiro desta edição do Campeonato Brasileiro Feminino, a meia-atacante Byanca Brasil elogiou o elenco do Cruzeiro que conseguiu a classificação inédita à final da competição, diante do Palmeiras, neste domingo (31), na Arena Independência, em Belo Horizonte. Apesar da derrota por 2 a 1, a Raposa superou o time paulista graças à grande vitória conquistada fora de casa, por 3 a 1, na Arena Barueri.
Em entrevista à Globo, a camisa 10 das Cabulosas ressaltou o escalonamento do trabalho do Cruzeiro. A jogadora chegou ao clube em 2023, na ‘era Ronaldo’, para ser o principal nome da equipe na temporada. De acordo com Byanca, no ano em que foi contratada, o foco da equipe era na classificação. Hoje, o objetivo do elenco cruzeirense é foi alcançado com a classificação inédita à final e a vaga na Copa Libertadores 2026.
“Desde o começo, primeiro Brasileiro jogando, era a busca pela classificação. No segundo ano, terminar entre os quatro primeiros. Agora, era buscar a vaga na final e para Libertadores. Nem nos meus melhores sonhos eu imaginei que seria tão rápido assim. Mas é o trabalho em conjunto, essa final não foi dada para gente“
Byanca Brasil, meia do Cruzeiro
Promessa ao torcedor
Byanca Brasil ainda prometeu: a ideia do grupo do Cruzeiro não é parar por aí. Diante da grande campanha das Cabulosas no Brasileirão, a meia-atacante convocou o torcedor para comparecer na final, contra o Corinthians. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não definiu oficialmente as datas e os horários da decisão, mas os dois próximos domingos (dias 7 e 14 de setembro) estão reservados.
Os cruzeirenses promoveram um verdadeiro show neste domingo (31), no Independência. Cerca de 13 mil torcedores compareceram ao estádio e bateram o recorde de público da história do futebol feminino em Minas Gerais. O número superou o antigo recorde de 7.829 presentes registrado na final do Campeonato Mineiro de 2021, no clássico contra o Atlético-MG, no Mineirão.
“A gente está construindo um legado aqui dentro. A torcida do lado de fora. Não tem um casamento melhor. Espero eles nessa grande final e a gente não vai parar por aqui”, destacou Byanca.
Vaga na Libertadores
O Cruzeiro está na Libertadores! As Cabulosas se classificaram, na manhã deste domingo (31), para a Copa Libertadores Feminina de 2026.
Ao lado do Cruzeiro, o Corinthians superou o São Paulo, no Canindé, na capital paulista, e é o segundo time classificado para a edição de 2026. O adversário da Raposa na final do Brasileiro é o atual campeão da Libertadores 2024. As ‘Brabas’ conquistaram o sexto título diante do Santa Fe, no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
+ Leia mais: Cruzeiro disputará Copa Libertadores Feminina pela primeira vez na história
Apesar do preenchimento das vagas para a disputa da Libertadores em 2026, a competição ainda não tem data de início definida. Isso porque a edição de 2025 ainda não aconteceu. O torneio está previsto para começar em outubro. Além do Corinthians, o São Paulo, vice-campeão do Brasileirão em 2024, e a Ferroviária, terceira melhor campanha do Campeonato Nacional, serão os representantes brasileiros na competição.
Números de Byanca em 2025
Pelo Brasileirão, as atuações de Byanca Brasil foram fundamentais para a chegada do Cruzeiro até à fase final. Principalmente no confronto de ida diante do Palmeiras, pela semifinal, na Arena Barueri, no interior de São Paulo. Com duas assistências mágicas, a jogadora foi crucial na vitória por 3 a 1.
Em 17 jogos na temporada, a camisa 10 só participou de gols pelo Campeonato Brasileiro. Ela marcou três gols e concedeu quatro assistências para as companheiras.

