Após a vitória contra o São Paulo, na noite desse sábado (30), o técnico Leonardo Jardim afirmou que o resultado positivo do Cruzeiro foi justo, mas citou as razões para o time ter feito, segundo ele, o “pior primeiro tempo no Campeonato Brasileiro”. Empurrado por mais de 36 mil torcedores, a Raposa derrotou o Tricolor, por 1 a 0, com gol de falta do meia Matheus Pereira, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 22ª rodada da Série A.
De acordo com Jardim, a intensidade demonstrada pelo São Paulo, somada ao cansaço do Cruzeiro pelos esforços no clássico contra o Atlético-MG, pela Copa do Brasil, culminou em uma atuação abaixo da média na etapa inicial.
“Foi a pior primeira parte do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Muito pela intensidade e pela qualidade que o São Paulo apresentou e pela falta de frescura nossa. Eu já tinha dito que não seria fácil, foram só dois dias de recuperação. Em termos de estratégia, tivemos alguma dificuldade”
Jardim citou razões para atuação ruim no 1º tempo
Na sequência, Jardim também comentou sobre os desafios para Matheus Henrique cumprir a função tática exercida por Christian, desfalque neste sábado (30). O camisa 88 sofreu uma pancada do lateral-esquerdo Guilherme Arana, na última quarta (27), e foi preservado diante do São Paulo.
“Uma das situações foi o Matheus Henrique. Foi o primeiro jogo dele. Ele estava muito aberto pelo corredor e não ganhava superioridade por dentro”, ressaltou o comandante português.
Bom 2º tempo e elogios ao São Paulo
Se o primeiro tempo não agradou Jardim, o segundo tempo do Cruzeiro foi marcado por eficiência e por várias chances de gols. O treinador citou as oportunidades e fez menção à qualidade do São Paulo sob o comando do argentino Hernán Crespo.
“Na segunda parte, fomos extremamente competentes. Apesar de o adversário ter maior volume de jogo em alguns momentos, o Kaiki teve uma chance, o Matheus teve uma de cabeça, o Gabriel teve outra. Três grandes defesas do guarda-redes [goleiro] adversário. Poderíamos ter feito mais um gol, mas também o São Paulo, principalmente na primeira parte”, disse.
“É justo o resultado, mas foi um grande adversário. Principalmente na primeira parte, foi um São Paulo diferente do que enfrentamos na 3ª rodada. Uma equipe muito mais forte e organizada. O Crespo está de parabéns”, encerrou Jardim.
Retomada da vice-liderança
O triunfo no Mineirão recolocou o Cruzeiro na vice-liderança do Brasileirão, com 44 pontos e a dois de distância do líder Flamengo.
Agora, com a Data Fifa, o Cruzeiro terá mais de uma semana para se preparar para o clássico contra o Atlético-MG. Em vantagem, o time celeste só voltará a entrar em campo no dia 11 de setembro (quinta), às 19h30 (de Brasília), no Mineirão, pelo segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil.

