O ‘Exterminador de Tabus’ entrou em ação mais uma vez. A escrita derrubada por Leonardo Jardim, neste sábado (30), pela 22ª rodada da Série A, foi diante do São Paulo. O Cruzeiro venceu por 1 a 0, com gol de Matheus Pereira, e acabou com uma sequência de quase seis anos sem vitórias celestes no Mineirão, em Belo Horizonte, contra os paulistas, pelo Campeonato Brasileiro.
A última vez que o Cruzeiro havia superado o São Paulo dentro do Gigante da Pampulha, pelo Brasileiro, aconteceu no dia 16 de outubro de 2019, pela 26ª rodada da Série A. Na ocasião, o meia Thiago Neves anotou o único gol do jogo, aos 12 minutos do segundo tempo. Desde aquela partida, a Raposa recebeu a equipe paulista duas vezes: a primeira delas foi no Independência e a última no Mineirão.
Em 24 de junho de 2023, com gol contra do ex-lateral-direito Rafinha, a Raposa derrotou o adversário no Horto, pela 12ª rodada do Brasileirão. Já no ano passado, em 15 de novembro, pela 26ª rodada, foi a vez do São Paulo vencer por 1 a 0, no Mineirão, com gol do meia-atacante William Gomes.
9ª escrita derrubada por Jardim
Além do tabu diante do São Paulo, Jardim já acabou com outras oito escritas desde sua chegada no Cruzeiro, em fevereiro deste ano. Somente pelo Brasileiro, o técnico derrubou um jejum de quase 10 anos sem vitória diante do Flamengo, outro de nove anos sem vitórias contra o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, seis temporadas sem triunfos em duelos com o Palmeiras e pôs fim ao período de sete anos sem resultados positivos no Maracanã.
Além disso, sob o comando do ‘mister’, o Cruzeiro ainda superou 17 anos sem vitórias diante do Fluminense no Maracanã e derrotou o Grêmio no Mineirão, feito que o clube celeste não conseguia desde 2017. Na penúltima rodada, contra o Internacional, o português acabou com uma série de nove anos sem triunfos sobre os gaúchos na Série A do Brasileiro.
+ Leia também: Matheus Pereira decide, Cruzeiro vence São Paulo e retoma vice-liderança do Brasileiro
Na Copa do Brasil, o técnico Leonardo Jardim levou o Cruzeiro às quartas de final. O time celeste venceu a ida diante do Atlético-MG, por 2 a 0, na Arena, em BH, e jogará a volta no dia 11 de setembro (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília), no Mineirão. A Raposa não se classificava para essa fase do torneio, em que é o maior campeão, com seis troféus, desde 2019, quando foi semifinalista.
Tabela do Brasileirão
Com a vitória sobre o São Paulo, o Cruzeiro alcançou os 44 pontos e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro momentaneamente. Isso porque o Palmeiras ainda jogará, neste domingo (31), contra o Corinthians, às 18h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. Caso vença, o ‘Verdão’ chegará aos 46, dois a mais que o time celeste, e ultrapassa a Raposa na tabela.
Do outro lado, com o resultado negativo, o time comandado por Hernán Crespo estacionou no 7º lugar na classificação, com 32 pontos. Como o Bragantino, única equipe capaz de alcançar o São Paulo, perdeu por 4 a 1, para o Botafogo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, os paulistas terminarão a 22ª rodada na mesma posição.

