Acostumado a quebrar tabus na “era Leonardo Jardim”, o Cruzeiro tentará dar fim a mais algumas marcas negativas; desta vez, no jogo contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Os times medirão forças na noite deste sábado (29), às 21h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 22ª rodada da competição.
Diante da equipe de Hernán Crespo, o Cruzeiro poderá vencer o Tricolor Paulista após quase seis anos no Gigante da Pampulha. O último triunfo sobre o São Paulo, no Mineirão, foi no dia 16 de outubro de 2019, pela 26ª rodada da Série A. Na ocasião, o meia Thiago Neves anotou o único gol do jogo, aos 12 minutos do segundo tempo.
Desde aquela partida, o Cruzeiro recebeu o São Paulo duas vezes: a primeira delas foi no Independência e a última na própria casa celeste: o Mineirão.
Em 24 de junho de 2023, com gol contra do ex-lateral-direito Rafinha, a Raposa derrotou o adversário no Horto, pela 12ª rodada do Brasileirão. Já no ano passado, em 15 de novembro, pela 26ª rodada, foi a vez do São Paulo vencer por 1 a 0, no Mineirão, com gol do meia-atacante William Gomes.
Terceiro confronto em 2025
Neste sábado (30), Cruzeiro e São Paulo vão disputar o terceiro confronto em 2025. No 15 de janeiro, no Inter&Co Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos, os times ficaram no 1 a 1, no primeiro amistoso da pré-temporada. O meia Matheus Pereira abriu o placar no primeiro minuto de jogo, mas o atacante Luciano deixou tudo igual nos acréscimos da etapa inicial.
Já no dia 13 de abril, pela 3ª rodada do Brasileirão, o Cruzeiro arrancou um empate contra o São Paulo, no Morumbis. O ponta Ferreirinha fez o 1 a 0 para os donos da casa, aos 6’ do segundo tempo, e o centroavante Kaio Jorge marcou o gol da Raposa, aos 19’. O confronto, inclusive, serviu para a “virada de chave” do Cruzeiro na temporada.
Tabela do Brasileirão
Com moral pelo resultado positivo no clássico, o Cruzeiro chegará para o confronto também em grande fase no Campeonato Brasileiro. O time celeste ocupa a terceira posição na tabela, com 41 pontos. O Flamengo lidera a competição, com 46, e é perseguido pelo vice-líder Palmeiras, com 42.
Em evolução na liga nacional, o São Paulo se aproximou do G6 nas últimas partidas e já está na sétima posição, com 32 pontos. O Mirassol é o sexto, com a mesma pontuação, mas leva vantagem no saldo de gols. O adversário do Cruzeiro, no entanto, tem dois jogos a menos em relação ao estreante na elite do futebol brasileiro.

