Alvos do Cruzeiro no mercado, os técnicos portugueses Leonardo Jardim, de 50 anos, e Luís Castro, de 63, têm histórias com o meia Matheus Pereira. Após encerrar as negociações com Renato Gaúcho, a diretoria celeste conversa com os gringos antes de definir o substituto de Fernando Diniz.
+ Leia também: Pedrinho expõe mágoa com antigos presidentes do Cruzeiro; veja declaração
Conforme apuração do Central da Toca e da Samuca TV, o Cruzeiro quer contratar um treinador com maior rodagem no futebol neste momento. A estratégia, agora, é fazer um amplo estudo dos perfis dos técnicos para tomar uma decisão mais assertiva.
Enquanto Leonardo Jardim é o treinador do Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, Luís Castro está sem clube após ter rescindido com o Al-Nassr, da Arábia Saudita.
Leonardo Jardim
Em agosto de 2021, Matheus Pereira deixou o West Bromwich, da Inglaterra, e se transferiu para o Al-Hilal, da Arábia Saudita. À época, a contratação foi um pedido de Leonardo Jardim.

Vale ressaltar que, antes de chegar ao Al-Hilal, também em 2021, Leonardo Jardim tentou levar Matheus Pereira para o Mônaco. O meia ficou perto de assinar com o clube francês, mas, no final, não houve acordo entre as partes.
Já na Arábia Saudita, potencializado pelo esquema do comandante português, Matheus brilhou ao atuar no futebol do Oriente Médio.
Em 16 de dezembro de 2021, na derrota para o Al-Nassr, por 2 a 0, o jogador não gostou de ser substituído e se envolveu em um pequeno atrito com o técnico. No entanto, posteriormente, Pereira assumiu o erro e retomou a confiança de Jardim, sendo titular absoluto da equipe.
Juntos, eles foram campeões da Champions da Ásia e da Supertaça da Arábia Saudita, em 2021, e do Campeonato Saudita na temporada 2021/2022. No geral, Pereira anotou três gols e 15 assistências em 42 jogos pelo clube.
Luís Castro
Assim como Leonardo Jardim, Luís Castro também tem uma relação de proximidade com Matheus Pereira. Os dois trabalharam juntos no Chaves, de Portugal, durante a temporada 2017/2018.

Em abril do ano passado, em entrevista ao The Players’ Tribune, Matheus Pereira rasgou elogios a Luís Castro. Quando o português foi seu treinador, o brasileiro estava com depressão, mas encontrou forças nas palavras do amigo.
“Chegou uma hora que o Sporting perdeu a paciência e, pra não me dispensar, decidiu que era melhor eu tomar um ar fresco fora de lá. Tive que mudar de novo. Me emprestaram para o Chaves, onde o técnico era o Luís Castro”, iniciou.
Durante a entrevista, o atual camisa 10 do Cruzeiro relembrou uma franca conversa com Luís Castro sobre o seu futuro e os problemas extracampo.
“Não tinha a menor chance de jogar bem com a cabeça desse jeito. depois de mais um treino péssimo, bati na porta da sala do Luís. parecia que meu peito ia explodir. Contei tudo. ‘professor, não estou conseguindo. é tudo muito pesado pra mim”
Matheus Pereira, sobre conversa com Luís Castro no Chaves, de Portugal
Em tom de acolhimento, Luís Castro deu uma declaração que Matheus Pereira nunca mais esqueceu.
“Miúdo, na vida, às vezes, quando a gente não consegue sozinho, tem que deixar outro nos guiar. Fique calmo. Sempre haverá estrelas iluminando o céu, mesmo que você não as veja por causa dos dias nublados”, afirmou o treinador.
Por fim, Matheus Pereira disse que, ao conversar com Luís Castro, sua saúde mental foi melhorando gradativamente.
“O futebol, mais uma vez, me estendia a mão. Entendi que o “outro” que me guiaria era Deus. Me agarrei nisso, me reconciliei com a minha fé e, aos poucos, fui melhorando. Não sei se era exatamente disso que o Castro estava falando. Mas serviu pra me sentir menos sozinho e ferrado. Doze meses depois, quando acabou meu empréstimo ao Chaves, voltei pro Sporting com outra mentalidade”, destacou o meia.
Apesar de não ter sido campeão com Luís Castro, Matheus somou bons números pelo Chaves. Ao todo, em 30 jogos, ele marcou oito gols e contribuiu com cinco assistências.

