Jogador com passagem marcante pelo Cruzeiro, o ex-zagueiro Luisão foi anunciado como o novo comentarista da ESPN. Depois de atuar como dirigente no Benfica-POR, clube onde se tornou ídolo, o ex-atleta inicia agora uma nova fase da carreira fora das quatro linhas, nos microfones da televisão.
Luisão fez parte do elenco histórico do Cruzeiro de 2003. Um dos momentos mais lembrados de sua passagem pelo clube foi na final da Copa do Brasil, quando marcou um dos gols da decisão diante do Flamengo.
Na partida de volta, no Mineirão, o zagueiro foi responsável pelo terceiro gol na vitória por 3 a 1 sobre a equipe carioca. Antes, os atacantes Deivid e Victor Aristizábal haviam balançado as redes ainda no primeiro tempo. No jogo de ida, no Maracanã, as equipes empataram por 1 a 1.
Em 2003, Luisão foi negociado pelo Cruzeiro. Seus direitos econômicos foram vendidos integralmente pelo então presidente Zezé Perrella ao empresário uruguaio Juan Figger, por 2,5 milhões de dólares, via o clube Central Español, do Uruguai. Na sequência, o agente negociou 50% dos direitos do jogador com o Benfica por 1,597 milhão de dólares.
Pelo clube português, Luisão fez história: foi multicampeão, capitão por várias temporadas e, após encerrar a carreira, passou a atuar como dirigente.
Recentemente, em entrevista ao canal Samuca TV, o ex-zagueiro revelou que esteve perto de retornar ao Cruzeiro para encerrar a carreira, mas a negociação não se concretizou.
Luisão pelo Cruzeiro
Luisão é frequentemente colocado nas seleções históricas do Cruzeiro e tem seu lugar reservado no hall de maiores zagueiros da história do clube.
Com a camisa celeste, ele entrou em campo 154 vezes, entre jogos oficiais e amistosos – são 84 vitórias, 37 empates, 33 derrotas e 15 gols marcados, conforme números da CruzeiroPédia.

