publicidade

Cruzeiro anuncia ex-árbitro Leonardo Gaciba como novo assessor da presidência

Ex-presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba explicou quais serão as suas funções no Cruzeiro

publicidade

O Cruzeiro anunciou, nesta terça-feira (26), o ex-árbitro Leonardo Gaciba como novo assessor da presidência. Ex-presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ele atuará em pautas da entidade relacionadas à arbitragem e terá contato direto com a comissão técnica e com os jogadores.

Com larga experiência no futebol, Gaciba também já foi comentarista de arbitragem após ter “pendurado as chuteiras”. Na chegada ao Cruzeiro, o ex-árbitro celebrou a mais nova oportunidade na carreira.

+ Leia mais: Diretor do Cruzeiro dispara contra escolha de árbitro para jogo contra Atlético-MG: ‘Infeliz indicação’

“Muito obrigado pela confiança e por me trazer para fazer esse trabalho de assessoria junto à CBF para a presidência. Vai ser muito importante. Tenho muito a aprender e passar um pouquinho da experiência que tenho no futebol. Já trabalhei em todas as áreas: dentro do campo, fora dele, como dirigente de arbitragem, mas faltava para mim trabalhar em um clube”, iniciou, em entrevista à TV Cruzeiro.

Na sequência, Leonardo Gaciba também detalhou quais serão os seus objetivos no Cruzeiro e qual será a importância deste trabalho na prática.

“É um trabalho bem amplo. É importante levar um pouco dessa experiência que a gente teve dentro da arbitragem, como a parte de regras do jogo, o modo de funcionamento do árbitro de vídeo, os diferentes perfis. Além disso, poder representar o Cruzeiro dentro das reuniões com a própria arbitragem, nos conselhos técnicos, poder ser esse braço do Cruzeiro mesmo, junto à Confederação Brasileira de Futebol”, completou.

Ainda segundo Gaciba, ele também pretende dialogar com a comissão técnica em análises dos jogos e com os atletas sobre os seus respectivos comportamentos dentro do campo.

“Vejo como um trabalho que será legal, até junto à Comissão Técnica, fazer algumas análises dos jogos, dessa parte disciplinar, cartões, enfim, ter esse controle total para poder dar cada vez melhores condições para que o professor Jardim consiga tocar a sua função da melhor forma possível. A partir dessa proposta, os jogadores podem ter totalmente mentalizado aquilo que a Presidência está colocando, a questão de querer o Cruzeiro jogando bola, mas entendendo o jogo, entendendo a regra do jogo e, acima de tudo, respeitando os adversários”, encerrou.

Cruzeiro na bronca com a arbitragem

Preocupado com a arbitragem brasileira, o diretor de futebol do Cruzeiro, Paulo Pelaipe, lamentou, em entrevista ao Central da Toca e à Samuca TV, nessa segunda (25), da indicação de Ramon Abatti Abel (SC) para apitar o clássico contra o Atlético-MG. As equipes se enfrentam nesta quarta (27), às 19h30 (de Brasília), na Arena, em BH, pelo 1º jogo das quartas de final da Copa do Brasil.

Pelaipe avaliou que foi uma “escolha infeliz” da Comissão de Arbitragem da CBF, dirigida pelo ex-árbitro Rodrigo Cintra.

“Acompanhei com muita preocupação o nome do sr. Ramon Abbati Abel para o comando da arbitragem do clássico desta quarta-feira. Esta foi uma infeliz indicação da comissão de árbitros da CBF. O Cruzeiro, ao longo da atual temporada, foi prejudicado em vários jogos. Esperamos que a partida seja decidida no campo de jogo, sem influência da arbitragem e do VAR”, destacou o diretor.

Com exceção da vitória sobre o Inter, no último sábado (23), o Cruzeiro ficou na bronca nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro com as arbitragens de Wilton Pereira Sampaio (GO) e Bruno Arleu de Araújo (RJ). As reclamações foram feitas na derrota para o Santos, no Mineirão, pela 19ª rodada, e no empate contra o Mirassol, no Maião, pela 20ª rodada, respectivamente.

Diante do Peixe, a diretoria celeste reclamou sobre a anulação do gol de Kaio Jorge, invalidado por falta de Matheus Pereira em Zé Rafael. Já no duelo com o Mirassol, o Cruzeiro teve um pênalti sonegado no primeiro jogo, após José Aldo tocar com a mão na bola de forma evidente.

Por causa dos erros de arbitragem, o Cruzeiro formalizou duas reclamações junto à CBF e pediu isenção da arbitragem nos jogos do time de Leonardo Jardim.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

FMF divulga áudio do VAR no gol de Kaio Jorge contra o América-MG; assista

Áudio mostra análise detalhada do VAR, que validou o segundo gol da vitória celeste no clássico

Mirassol x Cruzeiro: CBF define VAR para jogo pelo Brasileirão

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira (11), às 19h, no Maião, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mirassol x Cruzeiro: CBF define arbitragem para jogo do Campeonato Brasileiro

Árbitro apitará jogo do Cruzeiro na quarta (11), às 19h, no Maião, em Mirassol, pela 3ª rodada da Série A

Cruzeiro x América-MG: FMF divulga arbitragem do confronto pelo Mineiro

Equipes medirão forças no domingo (8), às 18h, no Mineirão, em BH, pela 7ª rodada do Estadual