O Cruzeiro voltou a ver um centroavante convocado para a Seleção Brasileira depois de 20 anos. Nesta segunda-feira (25), Kaio Jorge foi chamado por Carlo Ancelotti para os dois próximos jogos do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo. O último centroavante celeste lembrado havia sido Fred, em 2005.
Depois de Fred, o Cruzeiro até contou com atacantes convocados, mas nenhum centroavante de ofício.
Em 2014, ano do bicampeonato brasileiro, a dupla Everton Ribeiro e Ricardo Goulart vestiu a amarelinha, ambos como meia-atacantes. Goulart chegou a atuar como ‘falso 9’ em algumas ocasiões, mas sem ser considerado centroavante.
+ Leia mais: Fabrício Bruno e Kaio Jorge, do Cruzeiro, são convocados por Ancelotti para jogos da Seleção Brasileira
Em 2015, Leandro Damião chegou a ser lembrado por Dunga, mas apenas para a lista de suplentes da Copa América — o que não configurou uma convocação oficial.
Mais recentemente, em 2024, outro nome de ataque convocado foi o meia e camisa 10 Matheus Pereira, que esteve na pré-lista de Ancelotti mas não foi chamado desta vez. No ano passado, ele foi chamado por Dorival Júnior.
Fase iluminada
A convocação de Kaio Jorge chega em seu melhor momento da carreira. Em 2025, o atacante soma 17 gols e cinco assistências em 29 jogos.
No Campeonato Brasileiro, o desempenho é ainda mais impressionante. No último sábado (23), diante do Internacional, no Mineirão, ele marcou o 15º gol na competição, chegando a 17 no ano. Com o tento na 21ª rodada da Série A, o camisa 19 ultrapassou a marca dos artilheiros da edição anterior, com 17 jogos de antecedência.
Com 24 gols pelo Cruzeiro em apenas 52 jogos, Kaio Jorge já é o artilheiro da década pelo clube celeste. Recentemente, ele superou Edu, autor de 22 gols em 2022 e campeão da Série B com a Raposa.
Programação da Seleção
Os jogadores convocados se apresentarão no próximo dia 1º, na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, dois dias depois do duelo entre Cruzeiro e São Paulo, marcado para as 21h de sábado (30), no Mineirão, pela 22ª rodada do Brasileirão.
Vale lembrar que em 11 de setembro, dois dias após o último jogo da Seleção Brasileira, o Cruzeiro mede forças com o Atlético-MG, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. A partida está marcada para as 19h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, com mando da Raposa.

