Com o Cruzeiro de olho, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, na tarde desta segunda-feira (25), a arbitragem para o primeiro clássico contra o Atlético-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Os times de Cuca e Leonardo Jardim vão se enfrentar na quarta (27), às 19h30 (de Brasília), na Arena, em Belo Horizonte.
Após audiência pública realizada pela CBF, ficou definido que o dono do apito será Ramon Abatti Abel (SC). Os nomes dos auxiliares e do responsável por chefiar a cabine do VAR serão divulgados posteriormente.
De acordo com as regras da CBF, as escolhas dos árbitros para os jogos decisivos da Copa do Brasil são estabelecidas pelos critérios de “fases da competição, importância e grau de complexidade de cada partida, qualificação, condicionamento físico e desempenho técnico dos árbitros”.
Vale destacar que uma nova classificação, desta vez à semifinal, pode render R$ 9,92 milhões aos cofres do Cruzeiro. A premiação por ter eliminado o CRB nas oitavas foi de R$ 4,74 milhões.
Ramon Abatti em jogos do Cruzeiro
Nesta temporada, Ramon Abatti Abel (SC) ainda não apitou nenhuma partida do Cruzeiro, mas já esteve em quatro partidas do Atlético-MG no Brasileirão: no empate contra o São Paulo (0 a 0), nas vitórias contra Botafogo (1 a 0) e Fluminense (3 a 2) e na derrota para o Flamengo (1 a 0). Ele também apitou a goleada sobre o Manaus (4 a 1), pela Copa do Brasil.
Na carreira, o árbitro já comandou nove partidas do Cruzeiro. Nas ocasiões, o time celeste saiu vitorioso em seis jogos e perdeu três compromissos. Com relação ao Atlético-MG, Ramon Abatti apitou 21 jogos, com nove vitórias do rival, seis empates e seis derrotas.
Curiosamente, Ramon Abatti Abel apitou o primeiro clássico da história da Arena, vencido pelo Cruzeiro. Em 22 de outubro de 2023, o catarinense foi a autoridade máxima no triunfo celeste por 1 a 0, com gol contra do zagueiro Jemerson, em confronto válido pela 28ª rodada da Série A.
Quando é o confronto de volta?
Após o jogo de ida na casa do adversário, o Cruzeiro receberá o Atlético-MG no dia 11 de setembro (quinta), às 19h30 (de Brasília), no Mineirão, também na capital mineira.
Cruzeiro vive insatisfação com arbitragem
Com exceção da vitória sobre o Inter, no último sábado (23), o Cruzeiro ficou na bronca nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro com as arbitragens de Wilton Pereira Sampaio (GO) e Bruno Arleu de Araújo (RJ). As reclamações foram feitas na derrota para o Santos, no Mineirão, pela 19ª rodada, e no empate contra o Mirassol, no Maião, pela 20ª rodada, respectivamente.
Diante do Peixe, a diretoria celeste reclamou sobre a anulação do gol de Kaio Jorge, invalidado por falta de Matheus Pereira em Zé Rafael. Já no duelo com o Mirassol, o Cruzeiro teve um pênalti sonegado no primeiro jogo, após José Aldo tocar com a mão na bola de forma evidente.
Por causa dos erros de arbitragem, o Cruzeiro formalizou duas reclamações junto à CBF e pediu isenção da arbitragem nos jogos do time de Leonardo Jardim.
Todos os confrontos das quartas de final
- Cruzeiro x Atlético-MG
- Corinthians x Athletico-PR
- Botafogo x Vasco
- Fluminense x Bahia
Obs: todos da esquerda decidem em casa

