Empolgado com a possibilidade de reforçar o Cruzeiro, o atacante Luis Sinisterra foi recepcionado por torcedores na manhã desta quarta-feira (20), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O jogador colombiano, de 26 anos, deixou Londres, na Inglaterra, na noite dessa terça (19), e chegou à capital mineira nos últimos minutos.
No primeiro contato com a torcida, Sinisterra detalhou as suas condições físicas em entrevista no saguão do aeroporto. Na ocasião, o atleta se colocou à disposição do técnico Leonardo Jardim para entrar em campo e defender o Cruzeiro o mais breve possível.
“Estou muito feliz de estar aqui, em uma grande equipe como o Cruzeiro. Quero agradecer aos torcedores pela recepção. Estou muito feliz e espero que a gente tenha muitas alegrias juntos”, iniciou.
“Me sinto bem. Eu vinha treinando com a minha equipe. Obviamente, falta um pouco de ritmo de jogo, mas vou estar pronto para competir o mais rápido possível. Espero estar disposto ao técnico o mais pronto possível. Vamos celebrar juntos”
Sinisterra, sobre possibilidade de estrear em breve pelo Cruzeiro
Na sequência, Sinisterra também destacou que Jardim conversou com ele por telefone e explicou o projeto cruzeirense.
“O professor conversou comigo, me explicou o projeto. Tenho muita vontade de conquistar coisas grandes aqui. Por isso, decidi vir ao Cruzeiro”, elogiou o colombiano.

Agora, ao chegar na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, o atleta do Bournemouth-ING passará por exames médicos antes de assinar contrato. Caso os testes não apontem nenhuma irregularidade, Sinisterra será anunciado como reforço do Cruzeiro.
Vale ressaltar que a diretoria celeste ainda trabalha para contratar mais uma peça para a posição antes do encerramento da janela de transferências, em 2 de setembro.
Opção de velocidade para Jardim
Cercado de boas expectativas, Sinisterra pode ser mais uma opção para o técnico Leonardo Jardim no setor ofensivo. O colombiano se encaixa no perfil de velocidade e de drible que o Cruzeiro procurava no mercado. Luis é destro e atua, preferencialmente, como ponta pelo lado esquerdo. A imposição física, o duelo no um contra um e a finalização de média distância são três de suas principais características. Ele também registra gols de falta em sua carreira.
Apesar da preferência pelo lado esquerdo, o atacante já ocupou o lado direito, como na vitória da Colômbia por 2 a 1 sobre o Brasil, em novembro de 2023, quando defendeu sua seleção no segundo tempo da partida válida pelas Eliminatórias.
Sinisterra entrou em campo pela última vez em 15 de março, quando sofreu lesão na coxa em jogo contra o Brentford, pela Premier League. O colombiano já se recuperou e voltou aos treinos na Inglaterra.
‘Substituto’ de Raphinha e ‘substituído’ por Igor Paixão
Sinisterra foi revelado pelo Once Caldas-COL, clube pelo qual jogou até 2018. Ele foi vendido por 2 milhões de euros ao Feyenoord-HOL. Após quatro temporadas na Europa, se tornou a maior venda do clube holandês em julho de 2022, quando foi negociado por 25 milhões de euros.
Com a camisa do Feyenoord, o atacante entrou em campo 113 vezes, marcou 35 gols e deu 22 assistências. Os números chamaram atenção do Leeds, da Inglaterra, que pagou 25 milhões de euros para contratar Sinisterra dias antes de negociar o brasileiro Raphinha com o Barcelona, da Espanha. Para repor a perda, os holandeses contrataram Igor Paixão, ex-Coritiba, e hoje no Olympique de Marseille.
No Leeds, foram 26 jogos e oito gol marcados. Ele acabou emprestado ao Bournemouth, também da Inglaterra, em setembro de 2023 e, depois, em fevereiro de 2024, comprado em definitivo por 20 milhões de libras (R$ 146 milhões na cotação atual).
Com a camisa do Bournemouth, o colombiano disputou 37 jogos, marcou quatro gols e deu quatro assistências. Seu último jogo foi em 15 de março, quando atuou por apenas 18 minutos, antes de sofrer uma lesão muscular na coxa.
Seleção Colombiana
Pela Seleção Colombiana, de acordo com o site OGol, Sinisterra soma 18 jogos e cinco gols marcados.
A última partida foi em 15 de outubro de 2024, quando atuou por 14 minutos, marcou gol e deu assistência na goleada por 4 a 0 sobre sobre o Chile, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Lesões
Sinisterra tem vivido com uma rotina de lesões. Um mês antes do problema sofrido em março deste ano, o colombiano já havia desfalcado o Bournemouth por longo período, entre outubro de 2024 e fevereiro deste ano, em função de outra contusão na coxa.
Pela dificuldade de atuar com regularidade, o atacante disputou apenas 14 jogos em seu clube nos últimos 12 meses.
Seu último gol marcado com a camisa do Bournemouth em tempo normal de um jogo foi de cabeça, no fim de agosto de 2024, na vitória por 3 a 2 sobre o Everton, pela Premier League. Ele também deu uma assistência na partida.
Em 2 de março deste ano, o colombiano converteu sua cobrança na disputa de pênaltis contra o Wolves, pela Copa da Inglaterra. O Bournemouth avançou à fase seguinte naquela oportunidade justamente com o gol de Sinisterra.
Histórico com badalado treinador
O melhor momento da carreira de Sinisterra foi sob o comando do badalado Arne Slot, atual campeão da Premier League com o Liverpool.
O substituto de Jürgen Klopp escalou o colombiano em 48 oportunidades durante a passagem pelo Feyenoord, da Holanda. No período em que foi gerido por Slot, Sinisterra marcou 23 gols e deu 14 assistências. Junto do clube holandês, a dupla chegou à final da Conference League, em 2022, mas acabou derrotada pela Roma por 1 a 0 na decisão.
“Luis Sinisterra é um ponta que eu gosto porque ele domina as situações de um contra um e sabe marcar gols”, avaliou Slot em entrevista no fim do ano passado, quando o Liverpool, seu atual clube, enfrentou o Bournemouth pela Premier League.

