O Cruzeiro está bem servido na lateral esquerda. Sem Kaiki, suspenso, coube ao jovem Kauã Prates, de apenas 17 anos, assumir a posição diante do Mirassol, nessa segunda-feira (18). E ele não decepcionou. De acordo com dados do Sofascore, o atleta foi o líder em ações defensivas da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, com 15 intervenções.
No total, foram seis desarmes, oito cortes e uma vitória em duelo aéreo, números que colocaram Kauã com larga vantagem na estatística da rodada. O segundo colocado foi Marlon, do Grêmio, com oito ações defensivas, seguido por Luciano Juba, do Bahia, com seis.
Cria da Toca, Kauã substituiu Kaiki, de 22 anos, também revelado na base celeste. Essa foi sua segunda partida como titular no Brasileirão e a quinta na temporada (as outras três foram disputadas pela Copa Sul-Americana).
Curiosamente, as duas oportunidades como titular no campeonato nacional aconteceram fora de casa: na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, no Maracanã, e no empate por 1 a 1 com o Mirassol, no Maião.
Dispensa da seleção
No início do mês, Kauã Prates chegou a ser convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-17 em amistosos preparatórios, que serão realizados nos dias 21 e 24 de agosto. No entanto, o Cruzeiro solicitou a dispensa do jogador, prontamente aceita pela CBF, para que ele pudesse ajudar nos compromissos do time celeste na temporada.
O lateral é considerado peça importante pelo técnico da seleção da categoria, Dudu Patetuci. No dia 12 de abril, Kauã foi campeão do Sul-Americano Sub-17 ao lado dos outros crias da Toca, Vitor Hugo e Felipe Morais, em decisão contra a Colômbia, vencida nos pênaltis, em Cartagena.
Lado esquerdo valorizado
Enquanto Kauã brilha com apenas 17 anos, Kaiki também vive um momento especial. Titular absoluto da Raposa em 2025, o lateral já soma 31 jogos na temporada e três assistências, além de estar na pré-lista de convocados da Seleção Brasileira principal, que será comandada por Carlo Ancelotti.
A informação foi apurada pelo Central da Toca nessa segunda-feira (18). Kaiki aparece na pré-lista ao lado de Matheus Pereira, Kaio Jorge e Fabrício Bruno.
A lista final, com os 23 convocados, será divulgada na próxima segunda-feira (25), às 15h30, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

