Empurrado por sua torcida que quebrou o recorde de público em jogos do feminino no Independência, o Cruzeiro fez história na manhã deste domingo (17). Com atuação consistente e ofensiva, as Cabulosas venceram o Red Bull Bragantino por 2 a 0 e garantiram, pela primeira vez, vaga na semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino.
A classificação marca um feito inédito e significativo para o clube na competição nacional. Desde antes da bola rolar, os mais de 5 mil torcedores já faziam festa nas arquibancadas e nas imediações do estádio, com recepção calorosa ao ônibus da equipe e apoio durante os 90 minutos.
O público deste domingo foi o maior da história do clube na Arena Independência e recorde da equipe na atual edição do Campeonato Brasileiro.
O jogo
Diferentemente do confronto de ida, em São Paulo, o Cruzeiro impôs seu ritmo desde o início. A equipe comandada por Jonas Urias criou diversas oportunidades ainda no primeiro tempo, mas parou nas boas defesas da goleira Thalya, destaque do Red Bull Bragantino.
Logo nos primeiros minutos, Letícia Ferreira teve a primeira chance em chute que exigiu defesa em dois tempos. Aos 10′, Gaby Soares finalizou da entrada da área, e Thalya defendeu novamente. Na sequência da partida, Calhau desviou de cabeça uma cobrança de falta e a bola explodiu no travessão.
A pressão cruzeirense seguiu intensa. Byanca Brasil tentou encobrir a goleira aos 17′, mas novamente Thalya apareceu para salvar o Bragantino. A equipe adversária montou uma forte barreira defensiva e cometeu muitas faltas para tentar frear o ímpeto das Cabulosas.
No segundo tempo, o Cruzeiro manteve o volume de jogo e foi recompensado logo aos 7′. Após bate-rebate na área, Letícia Ferreira, a Lelê, aproveitou a sobra e abriu o placar para delírio da Nação Azul.
Mesmo com a vantagem, o Cruzeiro seguiu no ataque. Aos 19′, Gaby Rodriguez arriscou de fora da área e obrigou mais uma defesa difícil de Thalya. Quatro minutos depois, nova jogada ofensiva das Cabulosas. Isabela finalizou, a goleira não segurou e Gisseli apareceu para empurrar para o gol e ampliar o marcador, aos 23′.
Com o 2 a 0 no placar, o Cruzeiro controlou a partida até o apito final, selando a vitória e a classificação histórica.
Próximo jogo
Agora, as Cabulosas enfrentam o Palmeiras na semifinal do Brasileirão Feminino. A equipe paulista eliminou o Flamengo nas quartas de final. As datas e horários da próxima fase ainda serão definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Cruzeiro x Bragantino: ficha técnica
Cruzeiro
Camila Rodrigues; Isabela, Paloma Maciel, Vitória Calhau e Gisseli; Lorena Bedoya, Gaby Soares, Marília e Byanca Brasil; Vanessinha e Lelê. Técnico: Jonas Urias
Bragantino
Thalya; Carol Tavares (Jane), Débora Géssica e Tamires; Brenda Pinheiro, Ana Carla e Catalina; Thayslane, Pamela e Paulina. Técnico: Humberto Simão
- Gols: Letícia Ferreira, aos 7’2ºT e Gisseli, aos 23’2ºT (Cruzeiro)
- Cartões amarelos: Carol Tavares e Brenda Pinheiro (Red Bull Bragantino).
- Motivo: jogo de volta do Campeonato Brasileiro Feminino
- Data e horário: 16 de agosto de 2025 (domingo), às 10h30 (de Brasília)
- Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
- Árbitro: Rejane Caetano da Silva (RJ)
- Assistentes: Brigida Cirilo Ferreira (AL) e Fernanda Kruger (MT)
- VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

