publicidade

Cruzeiro iniciará 2º turno do Brasileiro com desafio de manter equilíbrio contra opostos na tabela

Raposa tem aproveitamento de G4 diante dos primeiros colocados, mas figura apenas em 10º contra equipes da parte inferior; veja números

publicidade

Vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem mostrado força nos confrontos contra os principais concorrentes da competição. No primeiro turno, o time celeste apresentou desempenho de G4 diante das equipes que estão na parte de cima da tabela. O rendimento, no entanto, cai contra adversários da metade inferior da classificação.

Vivo na briga pelo título e por uma vaga para a próxima Copa Libertadores, o Cruzeiro tem o 2º melhor aproveitamento contra os 10 primeiros colocados do Brasileirão: 74,1%. Fica atrás apenas do líder Flamengo, que soma 81,5% de aproveitamento nesses confrontos.

Ao todo, foram seis vitórias, duas derrotas e um empate contra os times da parte de cima. Um dos destaques é o desempenho contra o G6: o Cruzeiro venceu todos os jogos diante de Flamengo, Palmeiras, Bahia, Botafogo e Mirassol.

Por outro lado, o aproveitamento contra equipes da 11ª colocação para baixo cai. Foram cinco vitórias, três empates e duas derrotas, um rendimento de apenas 56,7%, o 10º melhor da competição nesse recorte. Os dados são do Sofascore.

Estilo de jogo é desafio

Uma das explicações para essa oscilação está no estilo de jogo adotado pelos adversários. O Cruzeiro tem enfrentado dificuldades quando precisa propor a partida contra equipes mais fechadas, que atuam com linhas baixas e apostam nos contra-ataques.

Curiosamente, o time teve menos posse de bola em mais de 80% das vitórias no Brasileirão. Isso reforça a força da equipe em jogos mais abertos, com espaço para explorar transições rápidas — principal trunfo ofensivo até aqui.

O técnico Leonardo Jardim e os jogadores já reconheceram publicamente essa limitação. Após a derrota para o Ceará, no Mineirão, pela 17ª rodada, por exemplo, o zagueiro Villalba destacou a necessidade de evolução diante de adversários com propostas mais defensivas.

“Temos que buscar alguma forma quando o rival joga muito atrás. Temos que tentar, tanto com movimentos, mas buscar espaço para poder conseguir romper essa barreira que o rival, às vezes, gera quando joga na parte mais atrás do campo”, disse o zagueiro.

Foco no Mirassol

Na próxima rodada, a primeira do returno do Brasileiro, o Cruzeiro volta a enfrentar um concorrente direto do G6. A equipe visita o Mirassol, nesta segunda-feira (18), às 20h, no estádio Maião, no interior de São Paulo.

Com 37 pontos, o Cruzeiro busca repetir o resultado do primeiro turno, quando venceu o rival por 2 a 1, no Mineirão. O Mirassol, que ocupa a 6ª colocação, soma 28 pontos e também está na briga por uma vaga no G4.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro