Vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem mostrado força nos confrontos contra os principais concorrentes da competição. No primeiro turno, o time celeste apresentou desempenho de G4 diante das equipes que estão na parte de cima da tabela. O rendimento, no entanto, cai contra adversários da metade inferior da classificação.
Vivo na briga pelo título e por uma vaga para a próxima Copa Libertadores, o Cruzeiro tem o 2º melhor aproveitamento contra os 10 primeiros colocados do Brasileirão: 74,1%. Fica atrás apenas do líder Flamengo, que soma 81,5% de aproveitamento nesses confrontos.
Ao todo, foram seis vitórias, duas derrotas e um empate contra os times da parte de cima. Um dos destaques é o desempenho contra o G6: o Cruzeiro venceu todos os jogos diante de Flamengo, Palmeiras, Bahia, Botafogo e Mirassol.
Por outro lado, o aproveitamento contra equipes da 11ª colocação para baixo cai. Foram cinco vitórias, três empates e duas derrotas, um rendimento de apenas 56,7%, o 10º melhor da competição nesse recorte. Os dados são do Sofascore.
Estilo de jogo é desafio
Uma das explicações para essa oscilação está no estilo de jogo adotado pelos adversários. O Cruzeiro tem enfrentado dificuldades quando precisa propor a partida contra equipes mais fechadas, que atuam com linhas baixas e apostam nos contra-ataques.
Curiosamente, o time teve menos posse de bola em mais de 80% das vitórias no Brasileirão. Isso reforça a força da equipe em jogos mais abertos, com espaço para explorar transições rápidas — principal trunfo ofensivo até aqui.
O técnico Leonardo Jardim e os jogadores já reconheceram publicamente essa limitação. Após a derrota para o Ceará, no Mineirão, pela 17ª rodada, por exemplo, o zagueiro Villalba destacou a necessidade de evolução diante de adversários com propostas mais defensivas.
“Temos que buscar alguma forma quando o rival joga muito atrás. Temos que tentar, tanto com movimentos, mas buscar espaço para poder conseguir romper essa barreira que o rival, às vezes, gera quando joga na parte mais atrás do campo”, disse o zagueiro.
Foco no Mirassol
Na próxima rodada, a primeira do returno do Brasileiro, o Cruzeiro volta a enfrentar um concorrente direto do G6. A equipe visita o Mirassol, nesta segunda-feira (18), às 20h, no estádio Maião, no interior de São Paulo.
Com 37 pontos, o Cruzeiro busca repetir o resultado do primeiro turno, quando venceu o rival por 2 a 1, no Mineirão. O Mirassol, que ocupa a 6ª colocação, soma 28 pontos e também está na briga por uma vaga no G4.

