publicidade

As mudanças de Mirassol e Cruzeiro desde o último duelo na estreia do Brasileirão

Equipes voltarão a se enfrentar nesta segunda-feira (18), às 20h (de Brasília), pela 20ª rodada da Série A, no Maião, no interior de São Paulo

publicidade

Com caras novas e mudanças, Mirassol e Cruzeiro se reencontrarão na noite da próxima segunda-feira (18), às 20h (de Brasília), no Maião, no interior de São Paulo, pela 20ª rodada da Série A. As equipes duelaram no jogo de abertura do Brasileirão, em 29 de março, há quase cinco meses.

Na 1ª rodada, com gols de Dudu e Gabigol, o Cruzeiro levou a melhor no Mineirão, em Belo Horizonte, e venceu por 2 a 1. Apesar do resultado, o confronto não foi fácil. O Mirassol pressionou e conseguiu um pênalti no início do segundo tempo, cobrado por Reinaldo e defendido por Cássio. Minutos depois, Lucas Ramon marcou o único gol dos paulistas no jogo.

Naquele período, o viés do primeiro embate da Raposa com a equipe paulista era de baixa. O recém-chegado Leonardo Jardim tinha pouco mais de um mês no comando do Cruzeiro. Apesar do elenco badalado, o time vinha de uma eliminação para o América-MG, nos pênaltis, na semifinal do Campeonato Mineiro.

O momento do Mirassol também não era favorável. A equipe do interior de São Paulo estreava na Série A depois do acesso em 2024, e Rafael Guanaes ainda desenhava o time que virou a grande surpresa do Brasileirão. Em 6º lugar, com 28 pontos, o time, antes desacreditado, ainda tem dois jogos a menos e entrou de vez na briga pela Copa Libertadores.

Elencos repaginados

Desde a chegada de Leonardo Jardim, em fevereiro de 2025, o Cruzeiro empregou um estilo de jogo de intensidade. Com a falta de encaixe de alguns jogadores no esquema do treinador e a pouca utilização de outros, o elenco contou com algumas saídas e a recuperação de atletas considerados reservas.

O time titular que enfrentou o Mirassol na primeira rodada tinha Cássio; William, Fabrício Bruno, Gamarra e Kaiki; Walace e Matheus Henrique; Wanderson, Dudu, Gabigol e Kaio Jorge. Hoje, Villalba assumiu a vaga de Gamarra e forma a 3ª defesa menos vazada do Brasileirão. O volante Lucas Romero e Lucas Silva são os titulares nos lugares de Walace e Matheus Henrique, que se machucou posteriormente.

+ Leia também: Mirassol perde titular para jogo contra Cruzeiro pelo Brasileirão

No ataque celeste, Dudu deixou o clube, e Gabigol se tornou o reserva. O meia Christian, utilizado como volante sob comando do ex-técnico Fernando Diniz, tem atuado como ponta pela direita, e Matheus Pereira retornou ao time como o meia central.

Cinco jogadores deixaram o clube desde o primeiro jogo do Brasileirão. O lateral-esquerdo Marlon, o volante Fabrizio Peralta e o meia Rodriguinho foram emprestados para Grêmio, Cerro Porteño e Ceará, respectivamente. Dudu teve o contrato rescindido, enquanto Dinenno se transferiu em definitivo para o São Paulo.

Do lado do Mirassol, na derrota para o Cruzeiro no Gigante da Pampulha, o técnico Rafael Guanaes iniciou com: Muralha; Lucas Ramon, Jemmes, João Victor e Reinaldo; Neto Moura, Danielzinho e Chico Kim; Maceió, Yuri Castilho e Clayson.

O goleiro Walter assumiu o posto de Alex Muralha, Edson Carioca a vaga de Maceió pelo lado esquerdo, e Chico Kim perdeu o lugar no meio para Gabriel. Negueba ganhou a titularidade do lado direito e Chico da Costa no ataque. Assim, o Mirassol se fortaleceu em casa e ainda não perdeu nos seus domínios pelo Campeonato Brasileiro.

Os grande voos alçados pelos paulistas se deve, além do bom trabalho de Guanaes, aos reforços que chegaram ao clube. Clayson, Matheus Davó, Yuri Castilho, Gustavo Lacerda, Wesley Santos e Fabrício Daniel deixaram a equipe para as chegadas de Chico da Costa, Carlos Eduardo e Alesson, todos atacantes. A linha de defesa foi reforçada com Gabriel Knesowitsch e o lateral-esquerdo Felipe Jonathan, enquanto Yago Felipe chegou para o meio-campo.

Novos voos

O Cruzeiro iniciou sua trajetória até o G4 do Brasileirão depois do empate em 1 a 1 com o São Paulo, no Morumbis. O técnico Leonardo Jardim encontrou o esquema que é o mesmo até os dias de hoje. Apesar do encaixe, a Raposa não evitou a eliminação na fase de grupos da Copa Sul-Americana, competição em que atuou quase sempre com uma equipe mesclada.

Pela Copa do Brasil, o Cruzeiro passou pelo Vila Nova, na 3ª fase, e pelo CRB, nas oitavas de final. Agora, terá um clássico pela frente contra o Atlético-MG pelas quartas de final.

O Mirassol, fora da Copa do Brasil, mas vivo no Brasileirão, com a 6ª colocação e dois jogos a menos para completar o 1º turno do Brasileiro, poderá entrar no G-4 caso vença o Botafogo, pela 12ª rodada, e Fluminense pela 13ª, confrontos adiados para a disputa do Mundial de Clubes.

Maratona de jogos

Depois da partida contra o Mirassol, nesta segunda (18), o Cruzeiro terá uma maratona de jogos decisivos antes da parada para a Data Fifa, no dia 1º de setembro. De olho na possibilidade de perder a 2ª colocação na tabela, a Raposa enfrentará Internacional e São Paulo, no Mineirão.

Ainda na semana, o Cruzeiro terá o primeiro jogo das quartas de final contra o Atlético-MG, na Arena MRV, em Belo Horizonte.

  • Cruzeiro x Internacional – 21ª rodada do Campeonato Brasileiro – sábado (23/8) – 18h30 (de Brasília) – Mineirão, em BH
  • Atlético-MG x Cruzeiro – 1º jogo das quartas de final da Copa do Brasil – quarta-feira (27/8) – 19h30 (de Brasília) – Arena MRV, em BH
  • Cruzeiro x São Paulo – 22ª rodada do Campeonato Brasileiro – sábado (30/8) – 21h (de Brasília) – Mineirão, em BH
Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores