Multicampeão com a camisa do Cruzeiro, o ex-volante Henrique, de 40 anos, foi anunciado, nas últimas horas, como o novo auxiliar técnico do Figueirense. Após 20 anos, ele volta ao clube que o revelou para o futebol para uma difícil missão, mas em uma nova função.
Desde 2023, Henrique foi auxiliar técnico e gerente executivo de futebol do Pouso Alegre. Na equipe do Sul de Minas, o ex-meio-campista trabalhou com o treinador Elio Sinezando. No Campeonato Mineiro deste ano, ele chegou a ser técnico interino no duelo com o Atlético-MG. Agora, a convite do técnico, o ídolo do Cruzeiro será o seu auxiliar pelo time catarinense na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro.
Muito antes de chegar ao Cruzeiro como atleta, Henrique foi contratado, em 2005, pelo Figueirense ainda na categoria sub-20. À época, o atleta estava no Londrina. De forma rápida, o volante foi integrado ao elenco principal e estreou pelo Figueira no mesmo ano na Série A. Curiosamente, ele fez um dos gols na vitória por 3 a 1 sobre o Santos, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
A passagem de Henrique pelo Figueirense durou até 2007, quando foi negociado em definitivo junto ao Jubilo Iwata, do Japão. Ao todo, foram seis gols marcados em 89 partidas oficiais.
Estreia na nova função
Em 2025, Henrique e Elio Sinezando tentarão livrar o Figueirense do rebaixamento à Série D. A três rodadas do fim da primeira fase, os catarinenses abrem a zona da degola e ocupam a 17ª colocação na tabela, com 17 pontos. O Maringá é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, na 16ª posição, com 18 pontos.
A estreia de Henrique como auxiliar técnico não deve ser nada fácil. Isso porque o adversário será o São Bernardo, que está em terceiro na classificação da Série C, com 29 pontos. O Náutico é o segundo, também com 29, e o Caxias lidera a Terceira Divisão de forma isolada, com 36 pontos.
Longa história no Cruzeiro
Um ano depois de ser vendido ao futebol japonês, em 2008, Henrique voltou ao Brasil para começar sua longa trajetória no Cruzeiro, mas emprestado pelo Jubilo Iwata. Com bom desempenho, o meio-campista foi comprado pelos mineiros e permaneceu na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte.
Na carreira, Henrique disputou 507 partidas pelo Cruzeiro e marcou 26 gols. Em três passagens, além de ter sido capitão da Raposa, o volante foi bicampeão da Série A (2013 e 2014), bicampeão da Copa do Brasil (2017 e 2018) e hexacampeão mineiro (2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019) pelo Cruzeiro.

