publicidade

Cruzeiro de olho: Mineirão faz troca parcial do gramado e promete ‘condições ideais’ para jogo do Brasileiro

Minas Arena explicou motivo da troca e deu prazo para melhores condições quanto à jogabilidade das partidas

publicidade

Com o Cruzeiro de olho, o Mineirão iniciou, nas últimas horas, o processo de troca parcial do gramado. Nessa segunda-feira (11), foram replantados cerca de 1.000 m² de grama no piso, especialmente no lado Norte, em que se concentram as torcidas do Setor Laranja. Durante o ano, a área recebe pouca incidência solar.

De acordo com o Mineirão, o replantio da grama bermuda celebration – usada no estádio desde a sua reinauguração, em 2013 – tem o objetivo de manter a qualidade do gramado para se alinhar aos parâmetros técnicos exigidos pela Fifa. O fato de o replantio ter sido feito nesta semana se relaciona com a paralisação de duas semanas sem jogos no estádio.

Segundo a Minas Arena, concessionária que administra o estádio, o Cruzeiro deve ter um gramado nas condições ideais no duelo com o Internacional, no dia 23 de agosto (sábado), às 18h30 (de Brasília). As equipes de Leonardo Jardim e Roger Machado vão se enfrentar pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Gramado do Mineirão no duelo entre Cruzeiro e Santos, pela Série A, no último domingo (10) – Foto: Leonardo Gimenez/Central da Toca

Mais detalhes

“Decidimos fazer a troca neste exato momento porque as condições climáticas, a partir de agora, favorecem a adaptação da nova grama, já que caminhamos para dias mais quentes. Além disso, temos duas semanas entre jogos, prazo necessário para execução deste trabalho sem precisar encurtar etapas no processo”, explicou o gerente técnico do Mineirão, Otávio Goes.

Ainda conforme o Mineirão, “durante o inverno, a grama bermuda celebration entra em hibernação por conta da queda da temperatura e do menor índice de radiação solar. Para garantir uma cobertura vegetal complementar e uniforme no período, é realizado o overseeding, que consiste na semeadura da grama da espécie ryegrass, própria para tempos frios. Neste ano de 2025, o overseeding ocorreu em junho”.

Por receber pouca incidência solar no decorrer da temporada, a grama coberta por uma grande área de sombreamento recebe cuidados adicionais, como iluminação artificial, aplicação localizada de hormônios e fertilizantes, além de reparos semanais.

Alvo de críticas

Nos últimos jogos, o Cruzeiro recebeu adversários no Mineirão, em Belo Horizonte, com o gramado em condições relativamente irregulares, com cor mais amarelada e com aspecto bastante prejudicado próximo a uma das bandeiras de escanteio no Setor Laranja.

Além da torcida, o técnico Leonardo Jardim também fez críticas públicas ao estado do campo de campo. O português fez menção ao assunto após a vitória sobre o Botafogo, no dia 3 deste mês, no gramado sintético do Nilton Santos, no Rio, pela Série A.

“O Mineirão, e isso é uma crítica, o gramado não tem estado em condições. Nós esperamos que um clube grande como o Cruzeiro precisa ter um gramado melhor e isso temos que fazer atenção. Esses pormenores ganham jogos”

Leonardo Jardim criticou gramado do Mineirão no dia 3 deste mês

“Não é só pensar em ganhar e perder. É preciso dar condições, acreditar no processo, é preciso trabalhar bem na Toca, é preciso que os jogadores sejam profissionais, mas também ter bons gramados para jogar nosso futebol”, completou Jardim.

Procurada pela reportagem do Central da Toca para comentar a crítica feita por Jardim, a Minas Arena ponderou que o gramado segue todos os critérios técnicos para garantir a jogabilidade das partidas do Cruzeiro.

“O Mineirão reitera que o gramado é permanentemente monitorado sob critérios técnicos e com metodologia consolidada, em linha com os parâmetros oficias e as melhores práticas, e encontra-se plano e com a jogabilidade garantida. A grama bermuda celebration, certificada pela Fifa, sofre um processo de hibernação no inverno, por conta da queda das temperaturas mínimas e do menor índice de radiação solar. Como forma de garantir uma cobertura vegetal complementar neste período, é realizada o overseeding, que consiste na semeadura da espécie ryegrass, própria para tempos frios”, explicou.

Calendário do Cruzeiro em agosto e setembro

  • 18/8 (segunda), às 20h: Mirassol x Cruzeiro (Maião – Mirassol) – 20ª rodada da Série A
  • 23/8 (sábado), às 18h30: Cruzeiro x Inter (Mineirão – Belo Horizonte) – 21ª rodada da Série A
  • 27/8 (quarta), com horário a definir: Atlético-MG x Cruzeiro (Arena MRV – Belo Horizonte) – 1º jogo das quartas da Copa do Brasil
  • 30/8 (sábado), às 21h: Cruzeiro x São Paulo (Mineirão – Belo Horizonte) – 22ª rodada da Série A
  • Pausa para a Data Fifa – 1º a 9 de setembro
  • 11/9 (quinta), com horário a definir: Cruzeiro x Atlético MG (Mineirão – Belo Horizonte) – 2º jogo das quartas da Copa do Brasil
  • 14/9 (domingo), com horário a definir: Bahia x Cruzeiro (Arena Fonte Nova, em Salvador) – 23ª rodada da Série A
Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Profissionais utilizam rodos no gramado do Mineirão para tirar água antes de jogo do Cruzeiro

Excesso de água, principalmente nas áreas dos gols, mobilizou funcionários do estádio antes da partida

Dupla do Cruzeiro recebe premiação e reage a momentos de 2025 no Mineirão

Com gols e assistências, atacante e lateral foram homenageados no Gigante da Pampulha

Reforço do Cruzeiro, Gerson marca presença no Mineirão em estreia do time no Estadual

Anunciado neste sábado (10), meia assistirá ao jogo entre Cruzeiro e Pouso Alegre, em BH, pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro

Cruzeiro tem estreia na temporada confirmada para o Mineirão; jogo tem novo horário

Federação Mineira de Futebol confirmou estreia do Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte