Em meio ao prolongado estudo da diretoria do Cruzeiro na busca por reforços para o sistema ofensivo, o técnico Leonardo Jardim repetiu a escalação nos últimos três jogos e tem utilizado, com frequência, as mesmas peças nas retas finais das partidas. Nesse domingo (10), após a derrota para o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, o português reforçou o desejo de contar com, pelo menos, mais um ponta.
Apesar de já ter encontrado um estilo de jogo ideal e formado um time titular, Jardim esboça dificuldades para manter o nível da equipe em determinados confrontos. Em eventuais problemas de ordem médica, suspensões ou até mesmo nas substituições, o comandante do Cruzeiro sinaliza ter poucos atletas da sua confiança para mudar os panoramas dos jogos. Muitas vezes, os torcedores reclamam das alterações tardias.
Na atual temporada, alguns nomes aparecem, de forma isolada, como os reservas mais acionados pelo Cruzeiro. O líder no quesito é o atacante Yannick Bolasie, que já saiu do banco 20 vezes para ser utilizado por Jardim nas pontas ou também como um centroavante.
O segundo jogador que mais foi reserva e entrou em campo pelo Cruzeiro em 2025 é o atacante Marquinhos. Contestado por boa parte da torcida, o camisa 7 foi comprado junto ao Arsenal-ING no início de junho, por cerca de R$ 19 milhões, após pedido do próprio Jardim.
Quem fecha o “top 3” dos reservas mais acionados na temporada é Eduardo, meia de origem, mas também escalado como segundo volante no Cruzeiro. Curiosamente, ele foi mais titular do que reserva em 2025: foram 17 aparições no início do jogo e outras 16 ao deixar o banco. Artilheiro do time na Copa do Brasil, Eduardo tem feito boas partidas e caiu nas graças do comandante lusitano.
Lautaro perdeu espaço
No início da passagem de Jardim pela Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, o argentino Lautaro Díaz também contava com o prestígio do treinador. No entanto, após uma sequência de más atuações, o atacante perdeu espaço no time e passou a sequer entrar nos jogos.
Segundo apuração do Central da Toca e da Samuca TV, o Cruzeiro repensou a estratégia inicial de só negociar Lautaro em definitivo. O atacante recebeu, nos últimos dias, uma proposta de empréstimo do Ceará. A oferta, de imediato, foi recusada, pela ideia de uma transferência permanente.
Agora, porém, o Cruzeiro já avalia emprestá-lo em caso de novas propostas. Isso porque, antes de ter entrado nos acréscimos na vitória sobre o Botafogo, pelo Brasileirão, no dia 3 de agosto, Lautaro não era acionado há mais de dois meses.
Em 2025, Díaz já disputou 17 jogos – exatamente metade em relação a quem mais atuou no ano -, sendo 12 aparições como reserva.
Reservas do Cruzeiro mais acionados
- Yannick Bolasie: saiu do banco 20 vezes (25 jogos no ano)
- Marquinhos: saiu do banco 19 vezes (27 jogos no ano)
- Eduardo: saiu do banco 16 vezes (33 jogos no ano)
- Lautaro Díaz: saiu do banco 12 vezes (17 jogos no ano)
- Gabigol: saiu do banco 12 vezes (30 jogos no ano)

