publicidade

Jardim faz balanço de 1º turno do Cruzeiro e projeta sequência menos desgastante no Brasileiro

Cruzeiro encerrou o primeiro turno com 37 pontos conquistados, sendo 11 vitórias e quatro empates; Raposa está na vice-liderança

publicidade

O Cruzeiro encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com 37 pontos, sendo 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas (64,91% de aproveitamento). O bom rendimento deixou o time celeste na 2ª posição na tabela, mas correndo o risco de ser ultrapassado pelo Palmeiras (3º, com 36) e cair para a 3ª colocação.

Após a derrota por 2 a 1, de virada, para o Santos, no Mineirão, em Belo Horizonte, nesse domingo (10), pela 19ª rodada, Leonardo Jardim fez um balanço do desempenho celeste na primeira metade da Série A. O técnico afirmou que o Cruzeiro conseguiu uma boa pontuação, mas não cumpriu a meta traçada.

“Claro que 37 pontos acaba por ser uma boa média. Estávamos ali em dois pontos por jogo, mas hoje (contra o Santos) perdemos essa média por jogo, mas antes desse jogo, queríamos ter chegado aos 40. Estou triste por não ter conseguido esse objetivo para nós”

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

Na semana passada, após a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 18ª rodada, Jardim revelou que o objetivo do Cruzeiro era encerrar o primeiro turno com 40 pontos.

“Temos que valorizar a época esportiva. Neste momento, estamos com média de mais de dois pontos (por jogo) no campeonato e tem sido uma média muito boa. Queremos continuar para ver se conseguimos terminar o primeiro turno com 40 pontos. Acho que é um marco importante”, disse.

+ Leia mais: Cruzeiro pode perder a vice-liderança ao final de jogos do primeiro turno do Brasileiro

A média celeste vinha sendo de 2,05 pontos conquistados por rodada até o confronto contra o Peixe no Gigante da Pampulha. Agora, a média é de 1,94. Caso mantenha o ritmo desejado por Jardim até o fim do torneio nacional, o Cruzeiro terminará a competição com 76 pontos, o que lhe dará uma vaga na Copa Libertadores.

De acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe que somar 67 pontos se garante na disputa do torneio internacional da próxima temporada. A pontuação acima de 61 já tem uma previsão de 99% de chance.

Projeção para o restante do Brasileirão

Leonardo Jardim também aproveitou para projetar o restante da disputa do Brasileirão. O comandante português afirmou que terá mais tempo para trabalhar e preparar o time, já que o ritmo de jogos diminuirá.

“Em relação ao campeonato, se minhas contas não falham, vamos ter 19 semanas para o campeonato e duas, quatro ou seis semanas para a Copa do Brasil. O percentual de jogos por semana vai diminuir drasticamente para nós”, iniciou.

“Não vai haver nenhum mês agora com nove jogos igual tivemos. Isso vai permitir com que a equipe tenha uma recuperação mais fácil e mais ativa para chegar mais inteira nos jogos, principalmente nesses com menos dias de diferença”, completou.

Eliminado da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro tem pela frente o Brasileirão e a Copa do Brasil. No torneio mata-mata, a Raposa aguardo o sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta terça-feira (12), para conhecer o seu adversário nas quartas de final.

Reapresentação e próximo compromisso

O Cruzeiro voltará aos trabalhos na Toca da Raposa II, em BH, na tarde desta quarta-feira (13). Os jogadores receberam dois dias de folga antes de iniciar a preparação para enfrentar o Mirassol, no Campos Maia, no interior paulista, na segunda-feira (18), às 20h, pela 20ª rodada da Série A.

Siga o Central nas redes
Luiz Henrique Campos
Luiz Henrique Campos é repórter do Central da Toca. Realizou também a cobertura do Cruzeiro em Estado de Minas, Superesportes e No Ataque por quatro anos.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores