Artilheiro do Cruzeiro na temporada, o atacante Kaio Jorge viverá uma noite especial neste domingo (10), às 18h30 (de Brasília), diante do Santos, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador terá seu primeiro reencontro com o clube formador desde sua saída, há cerca de quatro anos. As equipes vão se enfrentar no Mineirão, em Belo Horizonte.
O camisa 19 do Cruzeiro deixou o Santos em agosto de 2021, depois de ter se destacado ao longo de duas temporadas. Aos 18 anos, o atacante foi peça crucial do vice-campeonato do Peixe na Copa Libertadores de 2020. À época, Kaio Jorge marcou cinco gols, sendo três deles decisivos nas quartas de final diante do Grêmio.
Na temporada 2021, antes de rumar à Itália para assinar com a Juventus, o artilheiro ainda marcou nove gols e foi fundamental na campanha do Santos na Copa Sul-Americana. Pela competição, ele marcou o gol decisivo contra o Independiente nas oitavas de final e foi responsável direto pela classificação da equipe à próxima fase.
+ Leia também: Cruzeiro garante mais um ano como maior campeão da Copa do Brasil; veja ranking
Desde então, Kaio passou pelo Frosinone, também da Itália, por empréstimo, sofreu com lesões, e foi adquirido pelo Cruzeiro em julho de 2024. No ano passado, ao assinar com o clube celeste, o centroavante retornou ao Brasil depois de três anos no futebol europeu. Na atual temporada, o camisa 19 marcou 15 gols em 25 jogos e é o artilheiro do Brasileirão, com 13 gols marcados.
Velhos conhecidos
Além de Kaio Jorge, o duelo entre Cruzeiro e Santos terá outros encontros de velhos conhecidos. Pelo lado da Raposa, o atacante Gabigol, revelado pelo Peixe e com grande destaque com a camisa alvinegra, também terá boas lembranças para recordar. Gabriel foi três vezes artilheiro da Copa do Brasil pelo clube paulista (em 2014, 2015 e 2018), uma vez do Brasileirão (em 2018) e bicampeão estadual (2015 e 2016).
Pelo lado do Santos, o goleiro Gabriel Brazão, o meia Barreal, o lateral Mayke e o zagueiro Gil reencontrarão o Cruzeiro na partida deste domingo (10). O jovem arqueiro, de 24 anos, começou sua carreira na base da Raposa, mas, ao brilhar muito cedo na carreira, foi vendido antes mesmo de ter minutagem no profissional.
Ainda no sub-20, Brazão foi negociado com o Parma, da Itália, no começo de 2019. No ano seguinte, foi vendido para a Inter de Milão e retornou ao Cruzeiro em 2022, por empréstimo. A segunda passagem do goleiro não foi marcada por sucesso. O cria da Toca se lesionou duas vezes e voltou para ao Velho Continente sem sequer entrar em campo.
Já o meia Barreal tem um histórico mais recente com a camisa do Cruzeiro. O argentino foi contratado por empréstimo junto ao FC Cincinatti em março de 2024. Sem uma sequência de jogos pela Raposa, acabou retornando ao Estados Unidos e foi contratado pelo Santos no ínicio desta temporada.
Na defesa, o lateral-direito Mayke também foi revelado nas categorias de base do Cruzeiro. Deixou o clube em 2017 e assinou, há cerca de dez dias, o seu contrato com o Santos.
O zagueiro Gil, assim como Mayke, teve boa passagem pelo Cruzeiro, mas em 2010 e 2011, quando deixou o clube celeste para jogar no Valenciennes, da França. Depois, fez sucesso com a camisa do Corinthians até chegar no Peixe em 2024.
Próximo jogo
Cruzeiro e Santos se enfrentarão no Mineirão na partida que pode valer o retorno da equipe celeste à liderança da Série A.
Em caso de vitória sobre o clube paulista, a Raposa precisará torcer por um revés do Flamengo sobre o Mirassol, no Maracanã, no Rio de Janeiro, para finalizar o primeiro turno na ponta da tabela. O duelo será na noite deste sábado (9), às 18h30 (de Brasília).

