publicidade

Cruzeiro foca em disputa com CRB para superar ‘traumas’ recentes na Copa do Brasil

Cruzeiro não avança às quartas de final da Copa do Brasil desde 2019, quando chegou até as semifinais do torneio mata-mata

publicidade

Vivendo um momento completamente distinto em relação as últimas temporadas, o Cruzeiro luta para não repetir, diante do CRB, nesta quinta-feira (7), às 21h, no Rei Pelé, em Maceió-AL, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, os mesmos erros cometidos nas participações recentes. Maior campeão do torneio, com seis títulos, o time celeste não avança à etapa seguinte do mata-mata há seis anos.

A derradeira vez que o Cruzeiro esteve nas quartas de final foi na edição de 2019, quando eliminou o Fluminense nas oitavas em duelos emocionantes. Na ocasião, a equipe então treinada pelo técnico Mano Menezes empatou as duas partidas e decidiu a vaga na disputa por pênaltis.

No Maracanã, no Rio de Janeiro, em 15 de maio daquele ano, o Cruzeiro abriu o placar com o atacante Pedro Rocha, aos 13 minutos do segundo tempo, mas foi castigado com o gol de empate do atacante João Pedro, aos 49′ da etapa final.

A emoção foi ainda maior no duelo de volta, no Mineirão, em Belo Horizonte, em 5 de junho, quando os adversários ficaram na igualdade por 2 a 2. O meia Paulo Henrique Ganso abriu a contagem para o Fluminense, de pênalti, e o armador Thiago Neves (duas vezes), virou o jogo. Quando tudo parecia decidido, João Pedro apareceu para marcar um golaço de bicicleta no último lance.

Nas penalidades, uma chuva de erros. Pelo lado do Cruzeiro, Lucas Silva e Lucas Romero desperdiçaram, enquanto Ganso, Gilberto e João Pedro perderam no Fluminense. Dessa forma, a Raposa avançou com placar de 3 a 1.

+ Leia mais: Cruzeiro ‘aposta’ no bom retrospecto no Rei Pelé para avançar às quartas da Copa do Brasil

Ainda naquele ano, o Cruzeiro avançou até as semifinais da Copa do Brasil, eliminando o rival Atlético-MG nas quartas de final. Na etapa que antecedia a grande decisão, o time treinado por Rogério Ceni foi derrotado duas vezes pelo Internacional (1 a 0, no Beira-Rio, e 3 a 0, no Mineirão).

Desde então, o Cruzeiro acumula traumas recentes na competição.

Traumas recentes do Cruzeiro na Copa do Brasil

Nos últimos cinco anos, o Cruzeiro só conseguiu chegar as oitavas de final duas vezes, sendo duas nos últimos três anos. A Raposa enfrentou uma grave crise financeira durante esse tempo e teve elenco bem modestos em meio à disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, bem como no retorno à elite nacional.

Cruzeiro foi eliminado pelo Sousa na 1ª fase da Copa do Brasil de 2024 (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Eliminação para o CRB

Em 2020, o Cruzeiro foi eliminado pelo CRB, adversário deste ano, ainda na 3ª fase. Antes da suspensão do futebol nacional devido à pandemia de Covid-19, a equipe mineira perdeu por 2 a 0 em pleno no Mineirão, em 11 de março. O centroavante Léo Gamalho foi o grande algoz celeste, com dois gols.

No jogo de volta, no Rei Pelé, em 26 de agosto, o Cruzeiro não conseguiu reverter a vantagem dos alagoanos e ficou apenas no 1 a 1. O lateral-esquerdo Giovanni Palmieri abriu o placar para os celestes, mas Léo Gamalho deixou tudo igual no segundo tempo.

Zebra contra a Juazeirense

Já em 2021, o Cruzeiro protagonizou uma grande zebra ao dar adeus à competição no embate contra a Juazeirense. O time então treinado por Felipe Conceição saiu na frente no placar agregado ao vencer o duelo de ida por 1 a 0, no Gigante da Pampulha, com gol do atacante Bruno José.

Contudo, os cruzeirenses não conseguiram sustentar a vantagem no Adauto de Moraes, em Juazeiro. Os baianos triunfaram por 1 a 0, gol tento anotado por Thauan no fim e levaram o jogo para os pênaltis. O lateral-direito Rômulo, o volante Matheus Barbosa e o atacante Felipe Augusto desperdiçaram pelo Cruzeiro, enquanto Guilherme perdeu do lado dos mandantes. Mas não deu: derrota por 3 a 2.

Cruzeiro foi eliminado da Copa do Brasil pela Juazeirense em 2021 (Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

Derrotas para o Fluminense

Mesmo com o bom elenco montado pelo Cruzeiro para a disputa da Série B de 2022 – que terminou com o título celeste -, a diferença técnica em relação ao Fluminense ficou nítida nas oitavas de final da Copa do Brasil. Os mineiros até conseguiram esboçar que seriam capazes de dificultar a disputa, mas não adiantou.

O Tricolor Carioca venceu a Raposa por 2 a 1, no Maracanã, com gols do zagueiro Manoel e do centroavante Germán Cano. O tento cruzeirense foi anotado pelo zagueiro Lucas Oliveira.

Na partida de volta, o Fluminense sobrou no Mineirão. Os comandados de Fernando Diniz não deram chances e venceram por 3 a 0, sendo todos os gols marcados no segundo tempo (Jhon Arias, Cano e Nathan).

Eliminação para o Grêmio

A disputa foi mais apertada em 2023, mas terminou da mesma forma: com o Cruzeiro eliminado nas oitavas. A equipe estrelada empatou com o Grêmio por 1 a 1, na Arena, em Porto Alegre-RS, no jogo de ida, e deixou tudo aberto para a volta. Os atacantes Bruno Rodrigues e Luís Suárez fizeram dois golaços.

No Mineirão, o Cruzeiro foi dominante nas estatísticas, mas não conseguiu transformar os números em superioridade dentro de campo. Por sua vez, o Grêmio foi eficiente e ‘matou’ o confronto com o meia Vilassanti: 1 a 0.

Vexame contra o Sousa

O trauma mais recente do Cruzeiro ocorreu na temporada passada, quando foi eliminado de forma vexatória para o Sousa, no Marizão, na Paraíba, ainda na 1ª fase. Debaixo de muita chuva, o modesto time venceu a Raposa por 2 a 0, com gols do atacante Danilo Bala, que havia entrado no segundo tempo.

O camisa 17 abriu o placar já aos 43 minutos do segundo tempo em falha de Rafael Cabral. Ele recebeu a bola na linha da grande área, girou sobre a marcação e tentou cruzar. A bola subiu muito e enganou o goleiro celeste, que não esperava.

Sem forças para reagir, o time de Nicolás Larcamón viu o Dino ampliar seis minutos depois. Danilo Bala arriscou de muito longe e surpreendeu novamente Cabral, que estava adiantado.

Siga o Central nas redes
Luiz Henrique Campos
Luiz Henrique Campos é repórter do Central da Toca. Realizou também a cobertura do Cruzeiro em Estado de Minas, Superesportes e No Ataque por quatro anos.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Cruzeiro na Copa do Brasil: CBF divulga tabela básica com possível data de estreia

Time celeste inicia campanha a partir da 5ª fase e já tem datas-base definidas

Dupla do Cruzeiro entra em time ideal da Copa do Brasil de 2025; veja ‘seleção’

Cruzeiro teve o mesmo número de representantes do Vasco, vice-campeão do torneio; Corinthians liderou a 'seleção' do campeonato

Kaio Jorge, do Cruzeiro, ainda pode repetir feito raro em 2025; veja panorama

Com 26 gols na temporada, atacante está na melhor fase da carreira e se aproxima de marca importante

Jogadores do Cruzeiro mandam recado à torcida após eliminação na Copa do Brasil

Atletas do Cruzeiro publicaram mensagens nas redes sociais nesta segunda-feira (15); veja detalhes