O Cruzeiro está confirmado no Novo Basquete Brasil (NBB) da temporada 2025/2026. Nesta terça-feira (5), a liga nacional confirmou o clube mineiro após uma série de reuniões e um criterioso processo de avaliação técnica, econômica e de gestão conduzido pela Liga Nacional de Basquete.
Após ser aprovado em todos os requisitos, o Cruzeiro assumiu a vaga deixada pelo Campo Mourão. A Raposa será o segundo representante de Minas Gerais ao lado do Minas Tênis Clube. Além deles, 18 equipes completam o torneio.
Nesta temporada, o NBB terá o maior número de participantes da história da liga. Além disso, será incluindo o sistema de rebaixamento.
Em relação à disputa de 2024/2025, um time saiu, dois subiram e um foi incluído. O São Paulo não participará por problemas financeiros, enquanto o Rio Claro retorna. Já Osasco e Cruzeiro são os novos integrantes após a disputa da Liga Ouro.
O Osasco foi o grande campeão, enquanto o Cruzeiro ficou com o vice-campeonato na divisão de acesso.
Formato de disputa
Para o torneio de 2025/2026, o NBB manteve o mesmo formato de disputa na primeira fase. As equipes se enfrentarão em turno e returno, com jogos de ida e volta. Depois disso, os 16 melhores classificados vão aos playoffs.
Na etapa mata-mata, a série de melhor de cinco jogos também está mantida nas oitavas, quartas, semifinais e finais.
A mudança de maior impacto está no regulamento da primeira fase, que conta com o rebaixamento dos dois piores times. Por sua vez, apenas o campeão da Liga Ouro (Segunda Divisão) terá uma vaga garantida na competição do ano seguinte.
Participantes do NBB 2025/2026
- Flamengo (RJ)
- Vasco (RJ)
- Botafogo (RJ)
- Brasília (DF)
- Fortaleza (CE)
- Unifacisa (PB)
- Minas Tênis Clube (MG)
- Cruzeiro (MG)
- Caxias (RS)
- União Corinthians (RS)
- Pato Branco (PR)
- Osasco (SP)
- Franca (SP)
- Bauru (SP)
- Pinheiros (SP)
- Paulistano (SP)
- Corinthians (SP)
- São José (SP)
- Rio Claro (SP)

