A situação entre Cruzeiro e Renato Gaúcho esquentou na tarde desta segunda-feira (27), mas ainda sem ter uma definição. Conforme apuração do Central da Toca e da Samuca TV, o clube mineiro chegou em um ‘teto’ salarial na proposta feita ao treinador e aguarda resposta para avançar na contratação nas próximas horas.
A reportagem apurou que as conversas entre as partes foram muito positivas durante todo o dia. Renato está sem time desde dezembro do ano passado, quando deixou o comando do Grêmio, e o Cruzeiro analisa as possibilidades no mercado após a demitir de Fernando Diniz.
Entretanto, Renato fez uma pedida inicial que assustou o Cruzeiro em um primeiro momento. Por sua vez, a diretoria celeste fez uma contraproposta com uma diferença importante no valor do salário.
Se o técnico aceitar reduzir os vencimentos, a chance de um acordo é bem grande.
Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro, tem grande apreço pelo treinador, assim como Alexandre Mattos, CEO do clube.
+ Leia também: Plano A, Renato Gaúcho assusta Cruzeiro com pedida salarial; entenda
Outros pontos que pesam a favor da contratação de Renato é que ele está ambientado ao futebol brasileiro e já conhece boa parte dos jogadores do atual elenco do Cruzeiro.
Enquanto aguarda a resposta do técnico, que pode vir nas próximas horas, o Cruzeiro já estuda opções no mercado.
A demissão de Diniz
Diniz foi o primeiro técnico contratado pelo Cruzeiro na ‘era Pedrinho’, que comprou as ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube celeste das mãos de Ronaldo no fim de abril de 2024.
Diniz foi anunciado pelo Cruzeiro em setembro de 2024 para substituir Fernando Seabra. Após um início muito ruim de temporada, ele acabou demitido. O treinador comandou o time celeste em 20 jogos – foram quatro vitórias, nove empates e sete derrotas.
A carreira de Renato Gaúcho
Caso entre em acordo com o Cruzeiro, Renato terá a oportunidade de treinar o Cruzeiro pela primeira vez na carreira, iniciada ainda em 1996. Ao longo dos últimos 30 anos, ele já comandou Fluminense, Madureira-RJ, Vasco, Bahia, Grêmio, Athletico-PR e Flamengo.
Em seu último trabalho pelo Tricolor Gaúcho, entre setembro de 2022 e dezembro de 2024, Renato comandou a equipe em 141 jogos, sendo 70 vitórias, 31 empates e 40 derrotas – aproveitamento de 57% dos pontos disputados.
Renato Gaúcho no Cruzeiro
Como jogador, Renato tem história pelo Cruzeiro. Com a camisa celeste, ele disputou 17 partidas em 1992 e marcou nada menos do que 18 gols – média de mais de um tento por partida.
Naquele ano, Renato levantou os troféus do Campeonato Mineiro e da Supercopa da Libertadores.
Os bons números chamaram a atenção do Flamengo, que contratou o jogador em janeiro de 1993.

