No melhor estilo “rápido e rasteiro”, o Cruzeiro conquistou quase 82% de suas vitórias no Campeonato Brasileiro quando teve menos posse de bola em relação ao adversário. Nesse domingo (3), pela 18ª rodada, ao derrotar o Botafogo, por 2 a 0, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o time de Leonardo Jardim registrou 44% de posse de bola. Os dados são do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas do futebol.
Sob o comando do técnico português, o Cruzeiro passou a ter menos a bola, mas a atacar os oponentes de forma mais objetiva. Além da forte característica de pressionar o rival assim que perde a bola, a equipe tem demonstrado conforto ao contragolpear com enorme velocidade.
O exemplo mais recente da objetividade do Cruzeiro com a bola foi o gol marcado pelo meia Matheus Pereira, após linda arrancada de Kaio Jorge, que correu a quase 36km/h em 78 metros e tocou para o camisa 10 ampliar diante do Botafogo.

Além do triunfo sobre o time de Davide Ancelotti, o Cruzeiro também já saiu vitorioso em outros oito jogos em confrontos que registrou menos posse de bola, ou seja, em 9 das 11 vitórias, um aproveitamento de 81,81% no quesito. O cenário se repetiu contra Bahia, Vasco, Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Fluminense e Juventude.
Curiosamente, sete dessas nove vitórias do Cruzeiro com menos posse de bola foram somadas na condição de mandante.
Na atual campanha pelo Brasileirão, o Cruzeiro só venceu o Sport e o Fortaleza quando teve mais posse de bola. Na Ilha do Retiro, em Recife, os comandados de Leonardo Jardim tiveram 54% de posse de bola na vitória por 4 a 0, enquanto, no Castelão, em Fortaleza, o índice foi de 51% no triunfo por 2 a 0.
Vitórias do Cruzeiro com menos posse de bola
- Cruzeiro 2×1 Mirassol – (Mineirão – Belo Horizonte/MG) – 44% de posse de bola
- Cruzeiro 3×0 Bahia – (Mineirão – Belo Horizonte/MG) – 39% de posse de bola
- Cruzeiro 1×0 Vasco – (Parque do Sabiá – Uberlândia/MG) – 43% de posse de bola
- Cruzeiro 2×1 Flamengo – (Mineirão – Belo Horizonte/MG) – 41% de posse de bola
- Cruzeiro 2×1 Palmeiras – (Mineirão – Belo Horizonte/MG) – 36% de posse de bola
- Cruzeiro 4×1 Grêmio – (Mineirão – Belo Horizonte/MG) – 46% de posse de bola
- Fluminense 0x2 Cruzeiro – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ) – 31% de posse de bola
- Cruzeiro 4×0 Juventude – (Mineirão – Belo Horizonte/MG) – 48% de posse de bola
- Botafogo 0x2 Cruzeiro – (Nilton Santos – Rio de Janeiro/RJ) – 44% posse de bola
Vitórias do Cruzeiro com mais posse de bola
- Sport 0x4 Cruzeiro – (Ilha do Retiro – Recife/PE) – 54% de posse de bola
- Fortaleza 0x2 Cruzeiro – (Castelão – Fortaleza/CE) – 51% de posse de bola
Fonte: Sofascore
Briga pelo título
Após 18 rodadas, o Cruzeiro ocupa a vice-liderança do Brasileirão, com os mesmos 37 pontos do líder Flamengo, mas leva desvantagem no saldo de gols: 24 a 19. O Rubro-Negro ainda tem um jogo a cumprir – diante do lanterna Sport, na Ilha do Retiro.
Na próxima rodada, para encerrar o primeiro turno da Série A, o Cruzeiro receberá o Santos. As equipes vão se enfrentar no domingo (10), às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.

