O Cruzeiro jogou bem e venceu com autoridade o Botafogo por 2 a 0, neste domingo (3), no Estádio Nilton Santos, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe celeste segue firme na briga pela liderança.
Agora com 37 pontos, a Raposa se mantém na vice-liderança, com a mesma pontuação do líder Flamengo, que só empatou com Ceará na rodada.
Os gols cruzeirenses foram marcados por Christian e Matheus Pereira, ambos ainda no primeiro tempo.
A torcida do Cruzeiro deu show no Rio de Janeiro, lotou o setor visitante e empurrou o time durante os 90 minutos. Segundo apuração do Central da Toca, mais de 2 mil torcedores celestes estiveram presentes no Estádio Nilton Santos.
A vitória também ampliou um tabu: o Cruzeiro não perde para o Botafogo há 11 anos. O triunfo marcou ainda mais um resultado positivo de Leonardo Jardim contra técnicos estrangeiros. Sob o comando do treinador, foram cinco confrontos, com quatro vitórias e um empate.
Próximo jogo
Agora, o Cruzeiro vira a chave para a Copa do Brasil. O próximo compromisso será diante do CRB, na quinta-feira (7), às 21h (de Brasília), no Rei Pelé, em Maceió, pelo jogo de volta das oitavas de final da competição nacional. Na ida, os times ficaram no empate por 0 a 0, no Mineirão.
Quais os destaques positivos?
A pressão celeste voltou a fazer a diferença em campo. Marcando no ataque e sem dar espaços ao Botafogo, o Cruzeiro construiu a vitória ainda no primeiro tempo, com dois gols, sustentado pelo futebol intenso que tem sido a marca da equipe nesta temporada.
Destaque da equipe em 2025, Kaio Jorge teve mais um dia de protagonista. Foi dele a bela jogada no segundo gol da Raposa. O atacante arrancou do meio de campo, deixou os marcadores para trás e serviu Matheus Pereira, que finalizou com precisão para ampliar o placar.
Com a assistência, Kaio chegou a cinco passes para gol no Campeonato Brasileiro e, agora, é o artilheiro isolado da competição, com 13 gols. Ele também divide o posto de maior garçom com Matheus Pereira, Arrascaeta e Alan Patrick.
O jogo
A primeira chegada do jogo foi do Botafogo, aos 3′. A equipe carioca roubou a bola no meio de campo, trabalhou bem a jogada e finalizou com Alex Telles, de fora da área. A bola saiu por cima do gol de Cássio.
A resposta do Cruzeiro veio logo em seguida. Em uma transição rápida, Kaio Jorge recebeu no meio e arriscou de longe. A bola foi rasteira e saiu pela linha de fundo, sem levar grande perigo ao goleiro John.
Aos 18′, a Raposa chegou novamente. Wanderson recebeu na entrada da área, cortou a marcação e finalizou com perigo. A bola passou rente à trave, assustando a defesa adversária.
Até então, a partida era bem equilibrada, com as equipes marcando forte no meio de campo e dificultando as ações ofensivas uma da outra.
Aos 20′ o Cruzeiro voltou a assustar. William avançou pela direita e encontrou Christian dentro da área. O meio-campista dominou e finalizou, obrigando o goleiro John a fazer defesa em dois tempos.
A pressão celeste seguia intensa, e o domínio ofensivo se transformou em gol aos 21′. Matheus Pereira teve liberdade no meio de campo e acionou Kaiki pela esquerda. O lateral cruzou com precisão para Christian, que apareceu como centroavante e apenas empurrou para o fundo da rede, abrindo o placar no Estádio Nilton Santos.
Aos 31′, o árbitro marcou pênalti para o Botafogo após disputa entre Lucas Romero e Artur dentro da área. No entanto, o volante cruzeirense não cometeu infração, e o VAR recomendou revisão do lance. Após análise, a marcação foi corretamente anulada.
O Cruzeiro seguiu melhor no jogo e transformou o bom momento em mais um gol. Aos 38′, Kaio Jorge protagonizou uma grande jogada individual. O atacante arrancou pela direita, deixou três marcadores na saudade e cruzou na medida para Matheus Pereira, que finalizou com categoria para ampliar a vantagem celeste: 2 a 0.
Na segunda etapa, o Botafogo voltou tentando reagir. Logo aos 3′, Cássio saiu mal do gol e a bola sobrou para Artur, que tentou uma bicicleta. O goleiro celeste, atento, fez boa defesa.
O time carioca manteve a pressão e voltou a assustar aos 18′. Após cobrança de escanteio, Alexander Barboza subiu bem e cabeceou firme, obrigando Cássio a fazer uma excelente intervenção.
Aos 23′, o Botafogo teve sua melhor chance. Cuiabano encontrou Savarino, que dominou bem e finalizou com perigo no canto. A bola passou muito perto da trave direita de Cássio.
A partir daí, o Cruzeiro controlou o jogo, fechou os espaços e administrou o resultado até o apito final, garantindo mais uma vitória importante fora de casa e levando os três pontos para Belo Horizonte.
Botafogo x Cruzeiro
Botafogo
John; Vitinho, Kaio Pantaleão (David Ricardo, aos 0’2ºT), Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano, aos 13’2ºT); Allan (Newton, aos 13’2ºT), Marlon Freitas (Danilo, aos 26’2ºT) e Savarino; Álvaro Montoro, Artur (Joaquín Correa, aos 13’2ºT) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.
Banco de reservas: Léo Linck, Mateo Ponte, Cuiabano, Matheus Martins, Marçal, Santiago Rodriguez, Newton, Joaquín Correa, Danilo, Mastriani, Huguinho, David Ricardo.
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Christian (Matheus Henrique, aos 43’2ºT); Matheus Pereira (Eduardo, aos 42’2ºT), Wanderson (Marquinhos, aos 25’2ºT) e Kaio Jorge (Lautaro Díaz, aos 47’2ºT). Técnico: Leonardo Jardim.
Banco de reservas: Léo Aragão, Mateo Gamarra, Jonathan Jesus, Kauã Prates, Walace, Matheus Henrique, Eduardo, Marquinhos, Bolasie, Kaique Kenji, Gabigol e Lautaro Díaz.
Gols: Christian, aos 21’1ºT, e Matheus Pereira, aos 40’1ºT (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Alexander Barboza, aos 8’1ºT, Allan, aos 7’2ºT e Joaquín Correa, aos 29’2ºT (Botafogo); Christian, aos 25’1ºT, e Kaiki, aos 15’2ºT (Cruzeiro)
- Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 03 de agosto de 2025 (domingo), às 16h (de Brasília)
- Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
- Árbitro: Matheus Delgado Candancan (SP)
- Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
- VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)

