O Cruzeiro tem mais um compromisso importante pela frente: visita o Botafogo neste domingo (3), às 16h, no Estádio Nilton Santos, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. De olho na liderança da competição, o time celeste também busca encerrar a sequência sem vitórias. A equipe comandada por Leonardo Jardim não vence há duas rodadas.
Caso tropece novamente, o Cruzeiro pode atingir sua pior sequência na competição. Até aqui, a marca negativa havia acontecido no início do campeonato, com a derrota por 3 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio, seguida do empate por 1 a 1 com o São Paulo, no Morumbis, pelas 2ª e 3ª rodadas, respectivamente.
Desde então, com exceção do momento atual, a Raposa não passou mais de um jogo sem vencer. Inclusive, chegou a emendar uma série de 11 partidas de invencibilidade no Brasileirão, com oito vitórias e três empates.
Na sequência recente, o Cruzeiro empatou por 0 a 0 com o Corinthians, na Neo Química Arena, e perdeu por 2 a 1 para o Ceará, no Mineirão.
Em busca da liderança
Com 34 pontos, o Cruzeiro ocupa a 2ª colocação do Campeonato Brasileiro. Uma vitória no Rio de Janeiro pode recolocar a equipe na liderança, desde que o Flamengo, líder com 36, não vença o Ceará, às 18h30, no Castelão.
Em caso de vitória celeste e empate do time carioca, ambos ficariam com o mesmo número de pontos e vitórias. O critério de desempate passaria a ser o saldo de gols, em que o Flamengo, no momento, tem vantagem: 24 contra 17 do Cruzeiro.
Tabu diante do Botafogo
Além da invencibilidade de Jardim contra técnicos estrangeiros, o Cruzeiro também carrega um tabu positivo contra o Botafogo. A Raposa não perde para o clube carioca há quase nove anos.
A última derrota aconteceu em 11 de setembro de 2016, por 2 a 0, no Mineirão, com gols de Canales e Camilo. Desde então, foram 13 confrontos sem perder, com cinco vitórias e oito empates, em jogos válidos pela Série A, Série B e Copa do Brasil.

