De olho na reabilitação no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro busca manter dois longos tabus no jogo contra o Botafogo. Sem vencer há duas rodadas, o time de Leonardo Jardim visitará a equipe de Davide Ancelotti no domingo (3), às 16h (de Brasília), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 18ª rodada.
Antes do confronto no fim de semana, o Cruzeiro soma 13 jogos de invencibilidade diante do Botafogo. Ao todo, foram cinco vitórias e oito empates, incluindo partidas pela Série A, pela Série B e também pela Copa do Brasil.
+ Leia mais: Botafogo x Cruzeiro pelo Brasileiro: CBF define arbitragem para jogo no Engenhão
A última derrota do Cruzeiro para o Botafogo foi há quase nove anos. No dia 11 de setembro de 2016, os cariocas venceram por 2 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 24ª rodada do Brasileirão, com gols do atacante Canales e do meia Camilo. Desde então, a Raposa não perdeu mais em duelos com o Glorioso.
No ano passado, em 27 de julho, vale lembrar que o Cruzeiro foi ao Nilton Santos e goleou o Botafogo, por 3 a 0, pela 20ª rodada do Brasileirão. Sob o comando de Fernando Seabra, o lateral-direito William, o meia-atacante Álvaro Barreal e o atacante Lautaro Díaz anotaram os gols celestes na casa do adversário.
Últimas derrotas no Rio de Janeiro
Se o recorte for a última derrota no Estado do Rio de Janeiro, o Cruzeiro tem mais de 12 anos de invencibilidade contra o Botafogo. No dia 1º de junho de 2013, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela 3ª rodada da Série A, o meia uruguaio Nicolás Lodeiro marcou duas vezes, enquanto o atacante Anselmo Ramon descontou para os mineiros: 2 a 1 no placar.
Já com relação a jogos na capital, o Cruzeiro não é derrotado pelo Botafogo desde o dia 29 de outubro de 2011. Naquela ocasião, em compromisso válido pela 32ª rodada do Brasileirão, o atacante uruguaio Loco Abreu anotou o único gol da partida, por 1 a 0.
+ Leia mais: Botafogo x Cruzeiro: CBF enviará representantes para jogo no Rio pelo Brasileiro
Cruzeiro quer retomar confiança
Após o empate diante do Corinthians, em São Paulo, e a derrota para o Ceará, em Belo Horizonte, o Cruzeiro quer retomar a boa fase e a confiança recente.
Até o último domingo (27), a equipe de Leonardo Jardim contabilizava 16 partidas de invencibilidade. Agora, voltar a vencer no Campeonato Brasileiro é primordial pela vaga na Copa Libertadores e, com objetivo mais ousado, de reassumir a liderança.
O Flamengo ocupa a primeira posição, com 36 pontos e um jogo a menos. O Cruzeiro é o vice-líder, com 34 pontos, e o Botafogo ocupa a sexta colocação, com 26.

