Em busca de uma vaga nas quartas de final, o Cruzeiro terá que vencer o CRB por qualquer placar na quinta-feira (7), às 21h (de Brasília), para avançar na Copa do Brasil. Após o empate sem gols no Mineirão, em Belo Horizonte, as equipes vão medir forças pelo segundo jogo das oitavas de final no Rei Pelé, em Maceió, na capital de Alagoas.
Segundo levantamento feito pelo Central da Toca, diante da equipe de Eduardo Barroca, o Cruzeiro registrou apenas o seu quarto empate na história em jogos de ida das oitavas da Copa do Brasil. Vale destacar que um novo empate levará a decisão para os pênaltis na próxima semana.
Conforme apurou a reportagem, as igualdades nas primeiras partidas do Cruzeiro a esta altura da competição mata-mata também aconteceram em 2002, em 2019 e em 2023. Curiosamente, o único desfecho feliz após empate na ida pelas oitavas foi no ano do rebaixamento, quanto os comandados de Mano Menezes chegaram à semifinal da Copa do Brasil.
Como foram as decisões
Corinthians – 2002
Em 2002, no dia 13 de março daquele ano, Corinthians e Cruzeiro empataram por 2 a 2, no Morumbi, em São Paulo, com gols de Ricardinho e Deivid para os paulistas, e Edilson e Sorín para os mineiros.
Já na volta, em 3 de abril, dentro do Mineirão, os visitantes venceram por 3×2 e avançaram às quartas. O Alvinegro marcou com Fabrício Souza, Deivid e Renato, enquanto Joãozinho e Fábio Luciano (contra) anotaram os gols da Raposa.
Fluminense – 2019
No dia 15 de maio de 2019, o Cruzeiro chegou a abrir o placar no Maracanã, no Rio de Janeiro, com gol de Pedro Rocha, mas levou o empate nos acréscimos da etapa final, com gol de João Pedro, hoje no Chelsea-ING. A classificação só foi definida no dia 5 de junho, no Mineirão.
Empurrado pela torcida no Gigante da Pampulha, o Cruzeiro sofreu no tempo normal e voltou a empatar com o Fluminense; dessa vez, por 2 a 2. Ganso abriu o placar para os cariocas, Thiago Neves virou a partida, mas, novamente, nos acréscimos, João Pedro acertou um lindo voleio para deixar tudo igual.
Com a vaga decidida nos pênaltis, Fábio, que atualmente defende o Fluminense, brilhou nas cobranças e ajudou a classificar o Cruzeiro, com vitória por 3×1 nas penalidades.
Grêmio – 2023
Há mais de dois anos, em 17 de maio de 2023, Grêmio e Cruzeiro ficaram no 1 a 1 dentro da Arena, em Porto Alegre. No confronto entre os maiores vencedores da Copa do Brasil, Bruno Rodrigues fez um golaço no primeiro tempo, mas Luis Suárez marcou outro belo gol e adiou a classificação para o Mineirão.
O reencontro na capital mineira ocorreu a duas semanas do jogo de ida, em 31 de maio. Com uma falha grotesca da zaga do Cruzeiro, Villasanti aproveitou a sobra dentro da área e marcou o gol da classificação gremista no Mineirão, por 1 a 0.
Cruzeiro mira 15ª presença nas quartas
Acostumado a brigar pelo título da Copa do Brasil, o Cruzeiro tentará, contra o CRB, chegar às quartas de final do torneio mata-mata pela 15ª vez em sua história.
Campeão nas edições de 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018, o Cruzeiro também foi vice-campeão em duas ocasiões (1998 e 2014). Em outras campanhas destacadas, o time celeste chegou à semifinal em 2005, 2016 e 2019, além de ter disputado as quartas de final em 1995, 2006 e 2013.
Maior vencedor da história da Copa do Brasil, o Cruzeiro, comandado por Leonardo Jardim, tenta o sétimo troféu em meio à 29ª campanha do clube na competição.
Com participações marcantes, a Raposa só não disputou oito edições desde 1989, ano em que o campeonato foi criado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Isso porque, até o ano de 2012, times brasileiros que brigavam pelo título da Copa Libertadores não podiam disputar a Copa do Brasil.

