publicidade

Gabigol entra em ranking histórico do Brasileirão com gols em vitória do Cruzeiro

Gabigol já marcou 117 gols na história do Campeonato Brasileiro; atacante de 28 anos brilhou na vitória do Cruzeiro sobre o Juventude

publicidade

Protagonista na vitória do Cruzeiro por 4 a 0 sobre o Juventude, nesse domingo (20), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, Gabigol atingiu um feito histórico. Com os dois gols marcados, o atacante ultrapassou Luís Fabiano, ex-São Paulo, e subiu no ranking dos maiores artilheiros da história do torneio nacional.

Gabigol chegou a marca de 117 gols no Brasileirão. Com a estatística, o centroavante de 28 anos subiu para a 11ª colocação geral no ranking dos artilheiros de todas as edições da competição.

O líder é Roberto Dinamite, ídolo histórico do Vasco, que possui 190 gols. Ele é seguido por Fred (158 gols), Romário (154 gols), Edmundo (153 gols), Zico (135 gols), Diego Souza (130 gols), Túlio Maravilha (129 gols), Serginho Chulapa (127 gols), Dadá Maravilha (127 gols) e Washington (126 gols).

Gabigol, por sua vez, ostenta o posto de terceiro maior goleador da história do Brasileirão de pontos corridos. Ele fica atrás apenas de Fred e Diego Souza, que já se aposentaram.

Dos 117 gols anotados por Gabigol no campeonato, 42 foram marcados em quatro edições disputas pelo Santos, além de 71 em seis participações com o Flamengo. Até o momento, ele balançou as redes adversárias pelo Cruzeiro em quatro oportunidades na Série A.

+ Leia mais: Gabigol projeta duelo com Corinthians e cita riscos antes de jogo 

Gols de Gabigol contra o Juventude

Nesse domingo (20), Gabigol foi titular na vaga do meia Matheus Pereira e foi fundamental para a goleada sobre o Juventude. Além dos dois gols, o camisa 9 se movimentou bastante e foi importante na criação das jogadas em meio à ausência do armador em campo.

O primeiro tento surgiu de ótima jogada de contra-ataque puxada por Kaio Jorge. O camisa 19 foi o ‘garçom’ ao chegar à linha de fundo e cruzar rasteiro para dentro da área. Gabigol apareceu na marca do pênalti para mandar no contrapé do goleiro e fazer o segundo do Cruzeiro no jogo.

Já o segundo gol de Gabriel foi marcado em cobrança de pênalti também na etapa final da partida. Ele deslocou Gustavo e chutou rasteiro no canto esquerdo.

Na temporada, Gabigol já participou de 15 gols em 25 partidas pelo Cruzeiro. Ao todo, foram 11 gols e quatro assistências desde que o atacante chegou à Toca da Raposa II, em BH, em janeiro.

Ranking dos artilheiros da história do Brasileirão

1º) Roberto Dinamite – 190 gols
2º) Fred – 158 gols
3º) Romário – 154 gols
4º) Edmundo – 153 gols
5º) Zico – 135 gols
6º) Diego Souza – 130 gols
7º) Túlio Maravilha – 129 gols
8º) Serginho Chulapa – 127 gols
9º) Dadá Maravilha – 127 gols
10º) Washington – 126 gols
11º) Gabigol – 117 gols
12º) Luís Fabiano – 116 gols

Siga o Central nas redes
Luiz Henrique Campos
Luiz Henrique Campos é repórter do Central da Toca. Realizou também a cobertura do Cruzeiro em Estado de Minas, Superesportes e No Ataque por quatro anos.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste