Caio Fábio
Caio Fábio é colunista no Central da Toca e jornalista formado pela PUC Minas. Desde 2024, integra a equipe da Samuca TV. Ainda no YouTube, participa do canal Fala, Cruzeirense. Produz conteúdos para o Portal 1921 e também para o Pixotada Cast. Trabalhou na cobertura da Copa do Mundo de 2018 pela Rádio UFMG Educativa. O futebol é sua paixão!

Lucas Villalba: um símbolo do Cruzeiro de Leonardo Jardim

Caio Fábio aponta crescimento do zagueiro argentino, titular e com moral após um início difícil no Cruzeiro

Em pouco mais de um ano com a camisa do Cruzeiro, Lucas Villalba já tem uma trajetória intensa e repleta de reviravoltas com a camisa celeste. O certo é que, hoje, o argentino se estabeleceu no time titular e retrata muito bem a identidade da equipe de Leonardo Jardim.

Comprometimento

Ainda no início de 2024, Villalba chegou ao Cruzeiro a pedido do até então técnico Nicolás Larcamón. Mesmo vindo de boas temporadas no futebol argentino, o defensor chegou sob desconfiança, que acabou só aumentando após um início difícil. Após disputar 6 jogos em sequência com a camisa celeste, Villalba ficou 7 jogos seguidos sem pisar em campo com o técnico Fernando Seabra.

Para uma ala da torcida e até da imprensa, Lucas Villalba dificilmente permaneceria no Cruzeiro, mas o zagueiro mostrou a sua primeira grande qualidade mesmo longe das quatro linhas: comprometimento.

Comprometido com o propósito de se dar bem com a camisa do Cruzeiro, o argentino buscou trabalhar de forma correta para provar o seu valor na primeira oportunidade que tivesse. Aos poucos, Villalba voltou a receber minutos ao ponto de, no mês de agosto de 2024, conquistar a titularidade com louvor com direito a um investimento feito pelo clube para que ele ficasse em definitivo logo no início de 2025.

Resiliência

Lucas Villalba começou a atual temporada como reserva na equipe de Fernando Diniz. Com a saída do treinador e a chegada de Leonardo Jardim em fevereiro, o experiente zagueiro buscou provar o seu valor para o novo comandante logo na sua primeira oportunidade como titular. A resposta foi a pior possível: Villalba não atuou bem contra o Democrata pela última rodada da 1ª fase do Mineiro e causou péssima impressão em Jardim, que chegou a dizer publicamente que o jogador estava destreinado.

A partir disso, a resiliência do jogador ficou evidenciada. Com uma força mental fora da curva, Lucas Villalba lidou bem com a situação e superou o momento difícil. Em abril, ele voltou a receber chance como titular na posição onde se sente mais à vontade e não saiu mais.

Atitude

A cada jogo que passa, Lucas Villalba mostra uma atitude encantadora. Bem posicionado, seguro e imponente, o zagueiro chegou ao auge com a camisa celeste e já se destaca em território nacional.

Ao lado de Fabrício Bruno, Villalba tem formado uma das melhores duplas de zaga do país na atualidade, contribuindo para que o Cruzeiro, até o momento, tenha 4ª defesa menos vazada da competição.

Os dados ajudam a ilustrar bem o tamanho do nível de Lucas Villalba no Campeonato Brasileiro: é o jogador do Cruzeiro com melhor percentual de duelos vencidos pelo chão por jogo (75%) e, dentre todos os zagueiros do torneio, o argentino é o 6º que mais corta bolas por jogo, além de ser o 1º que mais finaliza a cada partida até o momento.

Com comprometimento, resiliência e atitude, Villalba não só se firma como um titular absoluto, mas retrata bem o que tem sido o Cruzeiro de Leonardo Jardim. Cada vez mais, Lucas Villalba ganha o carinho do torcedor e pavimenta um caminho de reconhecimento para muito além das quatro linhas.

Caio Fábio
Caio Fábio é colunista no Central da Toca e jornalista formado pela PUC Minas. Desde 2024, integra a equipe da Samuca TV. Ainda no YouTube, participa do canal Fala, Cruzeirense. Produz conteúdos para o Portal 1921 e também para o Pixotada Cast. Trabalhou na cobertura da Copa do Mundo de 2018 pela Rádio UFMG Educativa. O futebol é sua paixão!
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

publicidade

MAIS LIDAS

Leia mais

À sombra de gigantes: os desafios de Luiza Parreiras à frente do futebol feminino do Cruzeiro

Rapha Oliveira analisa a chegada de Luiza Parreiras e os obstáculos na gestão do departamento de futebol feminino do Cruzeiro

Cruzeiro de Tite – entre a ansiedade e o processo

Em sua coluna, Cruzeiro Stats fez um levantamento dos cinco primeiros jogos de cada um dos últimos dez treinadores do Cruzeiro

A importância do Mineiro para o 2026 do Cruzeiro

Caio Fábio analisa a importância do Estadual para a sequência da temporada da Raposa

Tite pode resgatar a estabilidade que o Cruzeiro busca há uma década

Cruzeiro Stats analisa a chegada de Tite como resultado da busca por estabilidade técnica, e a aposta no treinador para consolidar uma campanha protagonista em 2026