Leonardo Jardim rasgou elogios ao jovem Kauã Prates, de 16 anos, que foi titular na vitória do Cruzeiro por 2 a 0 sobre o Fluminense, na noite desta quinta-feira (17), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
+ Leia também: Cruzeiro chega a 14 jogos de invencibilidade com vitória sobre Fluminense no Rio
Sem Kaiki, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico português optou por dar uma oportunidade para o lateral-esquerdo iniciar a partida entre os titulares. Ele teve boa atuação e participou do jogo, que levou o Cruzeiro à liderança da competição, até os 18′ do segundo tempo, quando foi substituído por William.
“O Kauã é um projeto que temos há quatro meses, desde que liberamos o Marlon ao Grêmio. É um menino que está crescendo no nosso elenco. Não tenho dúvidas nenhuma que, se com 16 anos já faz isso, com 20 vai ser muito melhor”, disse.
“Se eu estivesse no Monaco, não deixaria ele chegar aos 18 anos para comprá-lo para o futebol europeu. Acho que vai ter uma carreira de sucesso”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, sobre Kauã Prates
Kauã Prates no Cruzeiro
Mesmo aos 16 anos, com idade para atuar no sub-17, Kauã Prates foi titular do Cruzeiro Sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. A Raposa acabou eliminada nas quartas de final para o campeão São Paulo.
O jovem atleta, que está na base do Cruzeiro desde 2019, também integrou a Seleção Brasileira Sub-20, mesmo tendo idade para jogar na categoria anterior. Ele foi convocado para um período de treino na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, no fim de 2024.
Antes mesmo de ser promovido ao time principal em definitivo, Kauã chegou a ser relacionado pelo Cruzeiro para uma partida da equipe profissional. Ele esteve na relação de Wesley Carvalho, então técnico interino, na goleada da Raposa por 4 a 1 sobre o Itabirito, pelo Campeonato Mineiro, no fim de janeiro.
Com a saída de Marlon para o Grêmio, o jovem passou a ser o substituto imediato de Kaiki no time profissional. Até aqui, disputou cinco jogos pelo time profissional em 2025.

